Seguro cobre enchente e alagamento sempre?

Moro em área com risco de chuva forte. Preciso verificar alguma cláusula específica?

8 curtidas

Pelo que já vi no meu próprio seguro, não é sempre que enchente ou alagamento estão cobertos. Depende muito da cobertura contratada. No meu caso, precisei incluir uma cobertura específica para “danos por eventos da natureza”. Então vale muito a pena olhar a apólice com calma. Se você mora em área com chuva forte, eu conferiria principalmente se aparece algo como enchente, inundação ou alagamento nas coberturas.

8 curtidas

Olha, Renan, pelo o que já vi em alguns casos, a seguradora normalmente cobre enchentes repentinas e imprevisíveis. Tipo quando a chuva forte causa um alagamento rápido e atinge o carro ou a casa, mas situações consideradas evitáveis podem acabar ficando fora da cobertura.

8 curtidas

Eu passei por isso quando fui contratar seguro para minha casa. Descobri que a cobertura básica normalmente não inclui enchente automaticamente. Muitas seguradoras tratam isso como cobertura adicional. Minha dica é verificar na apólice se fala em “eventos naturais” ou “inundação”. Se não estiver claro, eu perguntaria direto para o corretor.

8 curtidas

Oi, Renan! Quando fiz meu seguro residencial, o corretor me explicou que enchente nem sempre está no pacote básico. Eu tive que incluir uma cobertura extra para ficar mais tranquilo. Se você mora em região com chuva forte, eu verificaria a cláusula de eventos da natureza ou fenômenos naturais.

8 curtidas

Pelo que eu aprendi vendo como os seguros funcionam, enchente e alagamento nem sempre são cobertos automaticamente. Em muitos casos o seguro compreensivo até cobre danos causados por fenômenos da natureza, porém se a seguradora entender que houve imprudência, ela pode negar a indenização.

8 curtidas

Pelo que eu já pesquisei e também conversei com corretor quando fui ver seguro, enchente e alagamento não são cobertos sempre. Muita gente acha que o seguro automaticamente paga qualquer dano causado por chuva forte, mas não é bem assim.

Normalmente isso depende do tipo de cobertura contratada e também de como o evento aconteceu. Se você mora em uma área com risco de chuva forte, vale muito a pena olhar sua apólice com calma para entender exatamente o que está incluído.

Quando o seguro cobre

Na maioria dos casos, o seguro com cobertura compreensiva (o chamado seguro total) costuma incluir danos causados por eventos naturais, como enchentes repentinas ou alagamentos inesperados. Isso geralmente vale quando o segurado não teve culpa ou não poderia evitar a situação.

Por exemplo, se o carro estava estacionado e acabou sendo atingido por uma enchente causada por uma chuva muito forte, normalmente a seguradora entende como um evento imprevisível. O mesmo pode acontecer em seguros residenciais, desde que a cobertura para enchente ou inundação esteja contratada.

Pontos de atenção:

• Verifique se a apólice menciona coberturas como enchente, alagamento ou inundação.
  • Confirme se a cobertura de eventos da natureza está incluída no seu plano.
  • Em caso de sinistro, registre boletim de ocorrência e reúna documentos para comprovar o ocorrido.

Quando o seguro não cobre

Por outro lado, existem situações em que o seguro normalmente não cobre os danos. Isso acontece principalmente quando a seguradora entende que houve agravamento de risco, ou seja, quando o próprio segurado tomou uma atitude considerada imprudente.

Um exemplo bem comum é tentar atravessar uma rua totalmente alagada e o carro parar por causa da água no motor. Muitas seguradoras entendem que o motorista assumiu o risco ao entrar na área inundada. Também podem existir exclusões específicas no contrato, como danos causados por água do mar ou problemas ligados à falta de manutenção.

Pontos de atenção:

• Evite atravessar áreas alagadas, pois isso pode caracterizar imprudência.
  • Leia a seção de riscos excluídos da apólice.
  • Saiba que a seguradora pode fazer perícia técnica para entender exatamente o que aconteceu.

O ponto principal é que tudo depende do que está escrito na apólice e das circunstâncias do ocorrido. Se você mora em uma região com histórico de chuva forte, eu sempre recomendo revisar o contrato com calma ou até conversar com um corretor para confirmar se a cobertura de enchente e alagamento está realmente incluída. Isso ajuda a evitar surpresas justamente quando você mais precisa do seguro.

8 curtidas

Algo que muita gente não sabe é que a seguradora faz perícia técnica quando acontece um caso desses. Eles verificam, por exemplo, se o motor do carro parou por causa da água ou porque a pessoa tentou passar pelo alagamento. Isso influencia muito na aprovação do pagamento.

8 curtidas

Renan, uma coisa que eu descobri é que o seguro costuma cobrir quando o veículo estava parado e foi atingido pela enchente. Nesse tipo de situação, geralmente é considerado um evento imprevisível. Agora, se a pessoa tenta atravessar uma rua alagada e o carro para, muitas seguradoras entendem como risco assumido.

8 curtidas