Receber benefício social pode atrapalhar a aposentadoria no futuro?

Tenho receio de depender desses auxílios e isso acabar prejudicando minha contribuição para aposentadoria. Existe alguma relação entre eles?

7 curtidas

Oi @elisamedeiros, como MEI, eu sei que só contribui para a aposentadoria quem paga para o sistema da previdência (no meu caso, como MEI, autônomo ou facultativo). Benefícios assistenciais não somam contribuições, mas também não “tiram” contribuições que você tenha feito.

Esse vídeo me ajudou muito a entender como funciona a aposentadoria do MEI e explica direitinho como a contribuição que a gente já paga conta para garantir a aposentadoria no futuro:

Então, mesmo que alguém receba um benefício social, isso não impede ou diminui o que você já contribuiu como MEI — o que importa mesmo para aposentar é continuar contribuindo certinho para o INSS.

6 curtidas

Olá @elisamedeiros, não há regra que diga que receber benefício social prejudique a aposentadoria. A aposentadoria depende de tempo e valor de contribuições no INSS, não de programas assistenciais. Por isso, mesmo recebendo auxílio, é possível e recomendável contribuir para o INSS.

5 curtidas

Não! Receber um benefício social (como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial ou BPC) em si não atrapalha sua aposentadoria no futuro. Mas é importante entender como cada coisa funciona e o que realmente conta para a aposentadoria.

1. Contribuição é o que importa para aposentadoria
    A aposentadoria no INSS depende de tempo e valores de contribuições ao sistema previdenciário — por exemplo, através de emprego com carteira assinada ou contribuindo como autônomo/mei/ facultativo. Apenas receber benefício assistencial não gera contribuição.

2. Benefícios assistenciais não contam como contribuição
    Programas de transferência de renda como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial ou benefícios do CadÚnico não exigem contribuição ao INSS e não aumentam o tempo de contribuição para aposentadoria. Eles são assistenciais e não previdenciários.

3. BPC (Benefício de Prestação Continuada)
    O BPC (LOAS) é um benefício social para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ele não exige contribuição e não gera tempo de contribuição para aposentadoria.

4. Ter renda baixa e receber benefícios sociais não impede de contribuir
    Você pode (e deve, se for possível) contribuir ao INSS ao mesmo tempo em que recebe auxílios. Essa contribuição é que vai construir seu direito à aposentadoria.

5. Planejamento previdenciário importa
    Quanto antes começar a contribuir, maior o tempo de contribuição e mais tranquilidade no futuro. Benefícios assistenciais servem para ajudar no presente, mas não substituem o papel da contribuição previdenciária.

Para auxiliar no planejamento da aposentadoria, vale buscar informações e se organizar desde cedo. O NetDinheiro tem um conteúdo bem completo que ajuda a entender melhor esse processo e a tomar decisões mais seguras para o futuro:

7 curtidas

Não tem relação! Receber um benefício social não atrapalha a aposentadoria no futuro — o que conta para se aposentar é o tempo e o valor das contribuições ao INSS (como CLT, MEI, autônomo ou facultativo).

Esse vídeo de 2025 explica direitinho as regras de aposentadoria do INSS e as formas de contribuição, o que ajuda muito a entender como funciona o sistema e a tirar dúvidas sobre tempo de contribuição vs. benefícios assistenciais:

5 curtidas

Não. Receber benefício social não atrapalha a aposentadoria no futuro. Como já descrito pelos colegas, o que define o direito à aposentadoria é o tempo e o valor das contribuições ao INSS.

Benefícios assistenciais não contam como contribuição, mas também não reduzem nem anulam o que você já contribuiu.

5 curtidas