Tenho receio de depender desses auxílios e isso acabar prejudicando minha contribuição para aposentadoria. Existe alguma relação entre eles?
Oi @elisamedeiros, como MEI, eu sei que só contribui para a aposentadoria quem paga para o sistema da previdência (no meu caso, como MEI, autônomo ou facultativo). Benefícios assistenciais não somam contribuições, mas também não “tiram” contribuições que você tenha feito.
Esse vídeo me ajudou muito a entender como funciona a aposentadoria do MEI e explica direitinho como a contribuição que a gente já paga conta para garantir a aposentadoria no futuro:
Então, mesmo que alguém receba um benefício social, isso não impede ou diminui o que você já contribuiu como MEI — o que importa mesmo para aposentar é continuar contribuindo certinho para o INSS.
Olá @elisamedeiros, não há regra que diga que receber benefício social prejudique a aposentadoria. A aposentadoria depende de tempo e valor de contribuições no INSS, não de programas assistenciais. Por isso, mesmo recebendo auxílio, é possível e recomendável contribuir para o INSS.
Não! Receber um benefício social (como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial ou BPC) em si não atrapalha sua aposentadoria no futuro. Mas é importante entender como cada coisa funciona e o que realmente conta para a aposentadoria.
-
Contribuição é o que importa para aposentadoria
A aposentadoria no INSS depende de tempo e valores de contribuições ao sistema previdenciário — por exemplo, através de emprego com carteira assinada ou contribuindo como autônomo/mei/ facultativo. Apenas receber benefício assistencial não gera contribuição. -
Benefícios assistenciais não contam como contribuição
Programas de transferência de renda como Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial ou benefícios do CadÚnico não exigem contribuição ao INSS e não aumentam o tempo de contribuição para aposentadoria. Eles são assistenciais e não previdenciários. -
BPC (Benefício de Prestação Continuada)
O BPC (LOAS) é um benefício social para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Ele não exige contribuição e não gera tempo de contribuição para aposentadoria. -
Ter renda baixa e receber benefícios sociais não impede de contribuir
Você pode (e deve, se for possível) contribuir ao INSS ao mesmo tempo em que recebe auxílios. Essa contribuição é que vai construir seu direito à aposentadoria. -
Planejamento previdenciário importa
Quanto antes começar a contribuir, maior o tempo de contribuição e mais tranquilidade no futuro. Benefícios assistenciais servem para ajudar no presente, mas não substituem o papel da contribuição previdenciária.
Para auxiliar no planejamento da aposentadoria, vale buscar informações e se organizar desde cedo. O NetDinheiro tem um conteúdo bem completo que ajuda a entender melhor esse processo e a tomar decisões mais seguras para o futuro:
Não tem relação! Receber um benefício social não atrapalha a aposentadoria no futuro — o que conta para se aposentar é o tempo e o valor das contribuições ao INSS (como CLT, MEI, autônomo ou facultativo).
Esse vídeo de 2025 explica direitinho as regras de aposentadoria do INSS e as formas de contribuição, o que ajuda muito a entender como funciona o sistema e a tirar dúvidas sobre tempo de contribuição vs. benefícios assistenciais:
Não. Receber benefício social não atrapalha a aposentadoria no futuro. Como já descrito pelos colegas, o que define o direito à aposentadoria é o tempo e o valor das contribuições ao INSS.
Benefícios assistenciais não contam como contribuição, mas também não reduzem nem anulam o que você já contribuiu.