Receber aluguel entra no imposto de renda?

Tenho um imóvel alugado e recebo esse valor todo mês, mas ainda não sei como isso funciona no imposto de renda. Queria entender se preciso pagar imposto sobre esse dinheiro e como declarar isso da forma correta.

5 curtidas

Sim, aluguel recebido entra no Imposto de Renda e é considerado rendimento tributável. Se você recebe de pessoa física, precisa pagar mensalmente via Carnê-Leão. Já se for de imobiliária ou empresa, o imposto pode vir retido.

Na declaração anual, você deve informar os valores recebidos na ficha de rendimentos tributáveis. Também é possível deduzir algumas despesas, como condomínio e IPTU pagos por você. Vale organizar tudo ao longo do ano para evitar erro.

5 curtidas

Entra sim, e a Receita Federal considera isso como renda comum. Se o inquilino for pessoa física, você mesmo precisa calcular e pagar o imposto todo mês. Isso é feito pelo sistema do Carnê-Leão.

Depois, no Imposto de Renda anual, você importa esses dados automaticamente. É importante não deixar acumular, porque pode gerar multa e juros. Manter controle mensal ajuda bastante.

5 curtidas

Sim, aluguel entra no Imposto de Renda e deve ser informado corretamente. Se você recebe por imobiliária, normalmente o imposto já vem descontado na fonte. Mas se recebe direto do inquilino, precisa pagar mensalmente.

Esse pagamento é feito via Carnê-Leão, calculado conforme o valor recebido. No ajuste anual, você apenas consolida essas informações. Ficar em dia evita problemas com a Receita Federal.

5 curtidas

Eu tive exatamente essa mesma dúvida quando comecei a alugar meu imóvel pra uma pessoa física. No começo achei que só precisava declarar no final do ano, mas pesquisando melhor vi que não é assim que funciona.

Descobri que precisa lançar todo mês no Carnê-Leão e, dependendo do valor, já pagar o imposto mensalmente. Depois, na declaração anual, esses dados já entram automaticamente e facilita bastante.

Esse vídeo de 2026 me ajudou muito porque explica passo a passo como fazer tudo certinho. Vale a pena assistir pra não errar e evitar problema com a Receita.

6 curtidas

Receber aluguel é considerado renda tributável e precisa ser declarado. Se o inquilino for pessoa física, você deve recolher o imposto todo mês por conta própria, geralmente via Carnê-Leão. Caso contrário, pode acabar caindo na malha fina.

Na declaração anual, esses valores entram como rendimentos tributáveis. Também é importante guardar comprovantes e despesas do imóvel, pois isso pode ajudar a reduzir o imposto. Tem um tópico bem explicativo no NetDinheiro que ajuda bastante:

5 curtidas