Oi, galera! Estou pensando em me inscrever no Prouni e queria saber: Quem tem Prouni recebe ajuda de custo? Alguém pode me dar informações sobre isso e como funciona esse suporte financeiro?
Então, o Prouni oferece bolsas de estudo, que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), mas não cobre diretamente uma ajuda de custo para despesas como transporte, alimentação ou material. Ou seja, ele ajuda bastante com a mensalidade, mas outros gastos podem ficar por conta do estudante.
Algumas universidades e faculdades, no entanto, têm programas próprios que podem complementar essa ajuda, oferecendo bolsas para outros tipos de despesas. Outra opção é procurar benefícios como o auxílio-transporte ou alimentação em sua cidade, ou até mesmo financiamentos estudantis como o FIES, se necessário.
Espero ter ajudado! Se tiver mais dúvidas, só chamar.
Os bolsistas do PBP-Prouni podem receber um auxílio mensal de R$ 400 para ajudar nas despesas com alimentação, transporte e material didático. No entanto, nem todos os bolsistas que possuem a bolsa integral têm direito a esse benefício.
Sim, bolsistas integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem receber um auxílio financeiro adicional, chamado Bolsa Permanência, para ajudar a custear despesas com alimentação, transporte e material didático.
Para ter direito à Bolsa Permanência, o estudante deve:
- Ser bolsista integral do ProUni
- Estar matriculado em um curso presencial
- Ter carga horária média de pelo menos seis horas diárias
- Ter duração de curso de pelo menos seis semestres
O valor da bolsa é de até R$ 300 mensais. Os estudantes aprovados para receber o auxílio devem abrir uma conta corrente e fazer o cadastro no Sistema do Prouni (SisProuni) na coordenação do Prouni da sua instituição de ensino.
A Bolsa Permanência é um incentivo do governo federal para ajudar os estudantes a continuar a estudar sem comprometer o orçamento familiar.
Oi, @Isaac, tudo bem? Então, sim, se você tem o Prouni pode receber ajuda de custo. Porém, não são todas as pessoas que tem esse direito.
Se você quer entender melhor sobre esse assunto, eu recomendo assistir a esse vídeo aqui, pois ele explica direitinho do que se trata.
Sou estudante de Engenharia na Universidade Estadual da Bahia e recebo o Bolsa Permanência, que, sinceramente, me ajuda muito!
Vim do Mato Grosso para estudar essa área específica de engenharia aqui na Bahia, e, além de estar exatamente onde sempre quis, o auxílio faz toda a diferença.
Não preciso me preocupar com aluguel, contas de água, luz, internet e gás, nem com transporte, já que moro no campus. Só tenho a agradecer!
Essa informação da Bolsa Permanência é super útil. Eu não sabia que era preciso ter uma carga horária mínima de seis horas por dia.
Vou ficar de olho nisso quando me inscrever no Prouni. Valeu mesmo!
Muito bom, cara! Já tava com a dúvida de como funcionava esse negócio de Bolsa Permanência. Vou falar com a coordenação da minha faculdade pra ver se rola essa ajuda lá também. Obrigado pela dica!
Oi, @Isaac, tudo bem?
Tenho certeza que o pessoal aqui da Comunidade Net Dinheiro já te ajudou com algumas respostas. No entanto, você sabia que temos outros tópicos que tratam sobre o PROUNI?
Por que você não dá uma olhada? Acho que você pode se interessar.