Quem tem 57 anos e 30 anos de contribuição pode se aposentar?

Quem tem 57 anos de idade e 30 anos de contribuição já pode se aposentar nas regras atuais? Alguém sabe me dizer?

6 curtidas

Aposentadoria para quem tem 57 anos e 30 anos de contribuição depende das regras de transição do INSS. Em 2024, as possibilidades são:

Aposentadoria pela regra do pedágio de 100%:

• Para mulheres: Pode se aposentar, desde que tenha completado 30 anos de contribuição e atenda ao pedágio de 100% do tempo que faltava para completar 30 anos na data da Reforma da Previdência (13/11/2019).

Para homens

Não pode se aposentar, pois a idade mínima exigida é 60 anos.

Aposentadoria pela regra do pedágio de 50%:

• Para ambos (mulheres e homens): É possível se aposentar, desde que tenham contribuído por pelo menos 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens).

• Essa regra não exige idade mínima, mas somente o tempo de contribuição e o pedágio de 50% do tempo que faltava para atingir o tempo mínimo na data da Reforma.

Aposentadoria pela regra dos pontos:

• Para mulheres: Para se aposentar com 57 anos, precisaria ter pelo menos 34 anos de contribuição para atingir os 91 pontos exigidos em 2024.
  • Para homens: Precisariam de 101 pontos, ou seja, 35 anos de contribuição e 66 anos de idade.

Assim, se a mulher tem 57 anos e 30 anos de contribuição, ela pode se aposentar pela regra do pedágio de 100%, desde que cumpra o pedágio. Se não, ela pode optar pelo pedágio de 50%.

Já para homens com 57 anos e 30 anos de contribuição, não há possibilidade de aposentadoria.

4 curtidas

Com 57 anos e 30 anos de contribuição, você não pode se aposentar nas regras atuais.

Para se aposentar, uma mulher precisa ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Entretanto, existem regras de transição que permitem a aposentadoria com menos idade, mas a idade mínima de 58 anos e 6 meses ainda não foi alcançada. Portanto, será necessário aguardar mais um tempo.

No caso de quem tem 57 anos de idade e 30 anos de contribuição, é possível somente se aposentar desde que seja cumprida a regra do pedágio.

Isso significa que será necessário contribuir por mais um período de tempo equivalente a 50% do tempo que ainda faltaria para atingir os 35 anos de contribuição, ou seja, mais 5 anos.

5 curtidas

Uma pessoa com 57 anos e 30 anos de contribuição não pode se aposentar nas regras atuais sem atender a requisitos adicionais, especialmente em relação ao tempo de contribuição ou à pontuação necessária.

4 curtidas

Pessoal, minha tia tinha 57 anos e 30 anos de contribuição, mas não conseguiu se aposentar imediatamente.

Ela descobriu que, para se aposentar por idade, a idade mínima para mulheres é de 58 anos e meio em 2024, então ela ainda precisa esperar​.

4 curtidas

Eu fui e mesmo considerando essas regras, a pontuação e o tempo de contribuição ainda não eram suficientes para a aposentadoria, preciso de mais alguns anos de contribuição para atingir o que é necessário.

4 curtidas

Também estava com essa dúvida, mas acabei verificando outros conteúdos aqui do Net Dinheiro e acabaram me ajudando Talvez possa ser útil para você:

4 curtidas

Uma pessoa com 57 anos e 30 anos de contribuição não pode se aposentar nas regras atuais.

4 curtidas