Quem recebe herança precisa pagar imposto?

Recentemente houve um inventário na família. Existe tributação nesse tipo de situação?

8 curtidas

Oi, Tadeu! Pelo que já passei na minha família, quem recebe herança não paga Imposto de Renda sobre o valor recebido, mas geralmente precisa pagar o ITCMD, que é o imposto sobre herança. Esse imposto é estadual e a alíquota muda de estado para estado. Aqui onde moro, por exemplo, ele existe e precisa ser pago durante o processo de inventário.

8 curtidas

Já tive que lidar com isso e funciona mais ou menos assim: quem recebe herança paga o ITCMD, que é um imposto estadual. Não é o mesmo que imposto de renda. O inventário calcula o valor e o imposto normalmente é pago antes de finalizar a transferência dos bens.

8 curtidas

Na minha experiência ajudando um parente com inventário, o herdeiro não paga imposto de renda sobre a herança, mas existe sim um imposto chamado ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Ele varia conforme o estado e geralmente fica entre 2% e 8% do valor dos bens herdados.

8 curtidas

Tadeu, quando meu pai faleceu e fizemos o inventário, descobri que a herança em si não paga IR, mas tem o ITCMD, que é obrigatório. Ele é calculado sobre o valor dos bens herdados. Depois que você recebe, só precisa declarar na declaração de imposto de renda como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

8 curtidas

Eu também tinha essa dúvida um tempo atrás. O que aprendi é que herança não entra como renda tributável, então não paga IR. Mas tem o imposto estadual de transmissão causa mortis (ITCMD). Normalmente ele é pago no processo de inventário.

8 curtidas

Quando essa dúvida surgiu na minha família, eu também fiquei meio perdida. A gente ouve muita coisa diferente sobre imposto em herança e acaba confundindo com imposto de renda. Depois de pesquisar e conversar com contador durante um inventário, entendi melhor como funciona.

Na maioria dos casos, quem recebe herança não paga imposto de renda sobre o valor recebido, mas pode existir outro imposto envolvido no processo.

Principais pontos sobre herança e imposto

Pelo que aprendi ao lidar com inventário e declarações, existem alguns pontos importantes que todo herdeiro precisa saber para não ter problemas com a documentação ou com o fisco.

• Existe o ITCMD: é o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação. Ele é estadual e a alíquota varia dependendo do estado, geralmente entre 2% e 8% sobre o valor dos bens herdados.

• Não é imposto de renda: o valor da herança não é considerado renda tributável para quem recebe, então não entra como imposto de renda a pagar.

• O imposto costuma ser pago no inventário: normalmente o ITCMD é calculado e pago durante o processo de inventário, antes da divisão oficial dos bens entre os herdeiros.

• Precisa declarar no IR: mesmo não pagando imposto de renda sobre a herança, é obrigatório informar na declaração anual, na parte de “bens e direitos” ou como “rendimentos isentos”.

Em resumo, a herança não gera imposto de renda direto para quem recebe, mas existe o ITCMD que precisa ser considerado durante o inventário. Por isso, quando a situação envolve bens de valor ou vários herdeiros, vale muito a pena contar com um contador ou advogado para fazer tudo da forma correta e evitar dor de cabeça depois.

8 curtidas

Oi, Tadeu! Pelo que já pesquisei e conversei com contador, quem recebe herança não paga IR diretamente, mas pode ter que pagar o ITCMD, um imposto estadual. Ele é pago antes da partilha dos bens no inventário. Depois disso, é só declarar na ficha correta do imposto de renda.

8 curtidas

Quando minha família passou por um inventário, vimos que o imposto principal é o ITCMD, que é cobrado pelo estado. Depois que tudo é resolvido, na declaração de IR você só informa que recebeu herança. Não tem cobrança de imposto de renda sobre esse valor.

8 curtidas