Sempre ouvi dizer que quem recebe auxílio deve usar o dinheiro apenas para despesas básicas. Existe algum problema em guardar ou investir parte do valor recebido?
Olha, eu já me fiz essa mesma pergunta quando comecei a receber um benefício social. Depois de pesquisar um pouco, descobri que não há nenhuma lei que proíba quem recebe auxílio de guardar ou investir parte do dinheiro.
O que muita gente confunde é a ideia de que você “precisa usar apenas para despesas básicas”, mas na verdade, isso é só uma recomendação para garantir que as necessidades essenciais sejam atendidas primeiro.
O importante é que, se você usar parte do valor para investir, isso não pode prejudicar sua condição de sobrevivência, tipo faltar comida ou remédio. Investir um pouquinho pode até ser uma forma de se organizar financeiramente, desde que seja feito com responsabilidade.
Sim, pode investir. Vou deixar aqui um resumo:
-
Legalmente permitido: não existe regra dizendo que quem recebe benefício não pode investir;
-
Responsabilidade primeiro: pagar contas básicas (aluguel, comida, remédios) é prioridade;
-
Planejamento importa: é melhor guardar um pouco em reserva de emergência antes de investir em ativos de risco;
-
Transparência com programas sociais: alguns auxílios podem exigir comprovação de uso correto, então é bom checar as regras específicas.
Resumindo: pode investir, sim, mas com cabeça e organização.
Quando comecei a receber meu benefício, no começo eu gastava tudo com comida e contas mesmo. Mas aí uma amiga me sugeriu que eu guardasse pelo menos 10% todo mês. Eu fiquei na dúvida, mas resolvi tentar. Hoje em dia eu tenho uma pequena reserva que me dá mais segurança.
É claro que a prioridade é sempre pagar as coisas importantes de casa antes de pensar em investir. Mas se sobrar um pouquinho e você sabe o que está fazendo, não vejo problema nenhum em guardar ou aplicar esse dinheiro. Dá uma olhadinha nesse vídeo que vai te ajudar:
Achei essa forma de comparar útil quando eu mesmo pesquisei sobre isso:
| Situação | Pode fazer? | Observações |
|---|---|---|
| Guardar parte do benefício | Não há impedimento, desde que suas necessidades básicas sejam cobertas. | |
| Investir em renda fixa segura | Pode ajudar a criar reserva emergencial. | |
| Investir em ativos de risco | Só se você já tiver reserva e entender os riscos envolvidos. | |
| Usar para supérfluos antes das contas | Pode te deixar vulnerável financeiramente. |
A chave é sempre garantir que suas necessidades essenciais estejam cobertas antes de pensar em investimentos.
Entendo muito bem essa dúvida, porque no começo eu também tinha essa insegurança. Quando a gente recebe um benefício, parece que tudo precisa ir direto para as contas e aos alimentos, e de fato, isso é fundamental. Mas saiba que guardar ou investir uma parte quando sobra pode ser uma ferramenta poderosa para você construir mais estabilidade.
O que realmente importa é você conhecer as regras do auxílio que recebe (alguns programas pedem prestações de contas) e, acima de tudo, priorizar suas necessidades básicas. Depois disso, se cabe no seu orçamento, investir uma parte pode te deixar mais tranquilo no futuro.
Cara, eu pensei que ia ter que usar aquele dinheiro só pra arroz e feijão pro resto da vida, tipo dieta forçada!
A real é que pode sim investir uma parte, desde que você não fique sem pagar luz, aluguel e comida.
Eu mesmo fiz um cofrinho virtual no banco e coloco um trocadinho lá todo mês que sobra. Não virei milionário, mas já dá uma sensação boa de que não tô “desperdiçando” a chance de dar um futuro melhor pro meu dinheiro.