Comecei a investir na bolsa recentemente. Mesmo com pouco dinheiro já preciso informar?
Oi, Reginaldo! Uma coisa que aprendi com o tempo é que a Receita acompanha bem o mercado. Então, mesmo quando não é obrigatório, muita gente acaba declarando para manter o controle das ações, informar dividendos e registrar prejuízos para compensar no futuro. Ajuda a evitar dor de cabeça com a Receita depois.
Eu também já tive essa dúvida quando comecei a investir. Hoje sei que não é simplesmente comprar ações que obriga a declarar. A regra atual é mais sobre movimentação. Por exemplo, se no ano você vendeu mais de R$ 40 mil em ações, aí a declaração passa a ser obrigatória. Se só comprou e não vendeu nada, em muitos casos não precisa declarar só por isso.
Pelo que aprendi investindo, a obrigação depende mais das vendas e dos lucros. Se você vendeu ações somando mais de R$ 40 mil no ano, precisa declarar. Também precisa se tiver lucro tributável, como lucro acima de R$ 20 mil no mês em swing trade ou qualquer lucro em day trade. Fora dessas situações, pode ser que não seja obrigatório.
Eu costumo dizer que quem investe em ações precisa acompanhar bem as regras. Hoje, se você apenas comprou e manteve as ações, sem vendas relevantes, isso por si só não obriga a declarar. Mas se fizer vendas grandes ou tiver lucro tributável, aí sim entra na obrigatoriedade do Imposto de Renda.
Eu também fiquei confuso com isso quando comecei a investir em ações. Muita gente fala que quem investe precisa declarar todo ano, mas na prática não é exatamente assim. As regras mudaram recentemente e hoje a obrigatoriedade depende mais das vendas e dos resultados do que simplesmente de ter ações na carteira. Mesmo assim, é importante entender bem os critérios para não correr risco de cair na malha fina.
Quando precisa declarar
De forma geral, a Receita passa a exigir a declaração quando existe movimentação relevante ou lucro tributável nas operações. Nesses casos, o investidor precisa informar as operações e também os ativos que possui.
-
Vendas acima de R$ 40 mil no ano: se a soma das vendas de ações no ano ultrapassar esse valor, a declaração se torna obrigatória.
-
Lucro tributável nas operações: lucro em day trade ou lucro em swing trade acima de R$ 20 mil no mês exige declaração e pagamento de imposto.
-
Outras regras de obrigatoriedade do IR: se você já precisar declarar por outros motivos (renda, patrimônio etc.), então também deve informar suas ações na ficha Bens e Direitos, com quantidade, custo médio e CNPJ da empresa.
Quando não precisa declarar
Também existem situações em que investir em ações não gera obrigatoriedade por si só. Isso acontece principalmente quando o investidor apenas mantém os ativos ou faz movimentações pequenas.
-
Apenas comprar e manter ações: se você só comprou ações e não vendeu durante o ano, isso sozinho não obriga a declarar.
-
Vendas abaixo de R$ 40 mil no ano: se vendeu menos que esse valor e não teve lucro tributável, pode não precisar declarar por esse critério.
-
Sem lucro sujeito a imposto: se não houve operações com imposto devido (como day trade ou lucro tributável em swing trade), pode não existir obrigatoriedade.
No fim das contas, quem investe em ações precisa acompanhar bem as próprias operações. Mesmo quando não é obrigatório, muita gente prefere declarar para manter o histórico correto, informar dividendos e registrar prejuízos para compensar no futuro. Ter esse controle ajuda bastante a evitar problemas com a Receita e facilita a organização dos investimentos.
Na prática, comigo funciona assim: eu só fico realmente obrigado a declarar quando vendo mais de R$ 40 mil em ações no ano ou quando tenho operações com imposto devido, como lucro em day trade ou lucro tributável em swing trade. Mesmo assim, muita gente prefere declarar sempre para manter o histórico certinho.
Eu invisto em ações e demorei um pouco para entender isso também. Hoje a regra é que não é só ter ações que obriga a declarar. A obrigatoriedade aparece principalmente se você vendeu mais de R$ 40 mil no ano ou teve lucro tributável nas operações, como day trade ou lucro maior em swing trade.
Reginaldo, pelo o que aprendi se você apenas comprou ações e ficou com elas na carteira, isso sozinho não te obriga a declarar o Imposto de Renda. Agora, se durante o ano você fez vendas acima de R$ 40 mil ou teve lucro que gera imposto, aí sim a declaração passa a ser obrigatória. Mesmo assim, muita gente declara para manter tudo organizado com a Receita.