Quem é MEI também precisa declarar imposto de renda da pessoa física?

Abri um MEI recentemente e estou tentando organizar minha vida financeira, mas ainda não entendi direito a diferença entre as obrigações do CNPJ e da pessoa física. Queria saber se, mesmo sendo MEI, ainda preciso fazer declaração no meu CPF.

5 curtidas

Sim, você pode precisar declarar como pessoa física mesmo sendo MEI. Muita gente confunde isso no começo, mas são obrigações separadas: o MEI tem as declarações do CNPJ e você, como pessoa, tem as do CPF.

Se você teve rendimentos tributáveis acima do limite anual da Receita (ou se se encaixa em outros critérios), precisa sim entregar o IRPF. Parte do lucro do MEI é isenta, mas outra parte pode ser tributável dependendo da atividade.

5 curtidas

Passei pela mesma dúvida quando abri meu MEI. O que aprendi é que ter MEI não te obriga automaticamente a declarar IR como pessoa física, mas também não te isenta disso. Tudo depende de quanto você ganhou no ano e de outras regras da Receita.

No meu caso, precisei declarar porque meus rendimentos passaram do limite. Então vale separar bem o que é faturamento do MEI e o que entra como rendimento pessoal.

Na época, assisti esse vídeo que me esclareceu um pouco:

5 curtidas

Aqui aconteceu assim: no primeiro ano como MEI eu nem precisei declarar IRPF porque não bati o limite. Mas no ano seguinte, com aumento do faturamento, já tive que fazer.

Então a regra é simples: ser MEI não te obriga automaticamente, mas também não te livra. O que manda é se você atende aos critérios da Receita Federal naquele ano.

5 curtidas

Uma dica importante: nem todo o faturamento do MEI entra como renda tributável na pessoa física. Existe uma parte considerada isenta (lucro presumido) e outra que pode ser tributada, principalmente se você não tiver controle das despesas.

Por isso, organizar direitinho as entradas e saídas ajuda muito na hora de saber se precisa declarar e quanto declarar.

5 curtidas

Uma coisa que me ajudou a entender foi separar bem: MEI é uma coisa, pessoa física é outra. Você como MEI sempre precisa fazer a declaração do CNPJ (DASN-SIMEI), mas isso não substitui o imposto de renda no seu CPF. São obrigações diferentes e independentes.

No caso do IRPF, a regra é a mesma para qualquer pessoa: você só precisa declarar se se encaixar nos critérios da Receita (renda, bens, investimentos etc.). Ter MEI não te obriga automaticamente, mas também não te isenta — tudo depende do quanto você ganhou e movimentou no ano.

Se quiser entender direitinho como fazer e não errar, esse vídeo explica passo a passo bem simples:

6 curtidas