Abri um MEI recentemente e estou tentando organizar minha vida financeira, mas ainda não entendi direito a diferença entre as obrigações do CNPJ e da pessoa física. Queria saber se, mesmo sendo MEI, ainda preciso fazer declaração no meu CPF.
Sim, você pode precisar declarar como pessoa física mesmo sendo MEI. Muita gente confunde isso no começo, mas são obrigações separadas: o MEI tem as declarações do CNPJ e você, como pessoa, tem as do CPF.
Se você teve rendimentos tributáveis acima do limite anual da Receita (ou se se encaixa em outros critérios), precisa sim entregar o IRPF. Parte do lucro do MEI é isenta, mas outra parte pode ser tributável dependendo da atividade.
Passei pela mesma dúvida quando abri meu MEI. O que aprendi é que ter MEI não te obriga automaticamente a declarar IR como pessoa física, mas também não te isenta disso. Tudo depende de quanto você ganhou no ano e de outras regras da Receita.
No meu caso, precisei declarar porque meus rendimentos passaram do limite. Então vale separar bem o que é faturamento do MEI e o que entra como rendimento pessoal.
Na época, assisti esse vídeo que me esclareceu um pouco:
Aqui aconteceu assim: no primeiro ano como MEI eu nem precisei declarar IRPF porque não bati o limite. Mas no ano seguinte, com aumento do faturamento, já tive que fazer.
Então a regra é simples: ser MEI não te obriga automaticamente, mas também não te livra. O que manda é se você atende aos critérios da Receita Federal naquele ano.
Uma dica importante: nem todo o faturamento do MEI entra como renda tributável na pessoa física. Existe uma parte considerada isenta (lucro presumido) e outra que pode ser tributada, principalmente se você não tiver controle das despesas.
Por isso, organizar direitinho as entradas e saídas ajuda muito na hora de saber se precisa declarar e quanto declarar.
Uma coisa que me ajudou a entender foi separar bem: MEI é uma coisa, pessoa física é outra. Você como MEI sempre precisa fazer a declaração do CNPJ (DASN-SIMEI), mas isso não substitui o imposto de renda no seu CPF. São obrigações diferentes e independentes.
No caso do IRPF, a regra é a mesma para qualquer pessoa: você só precisa declarar se se encaixar nos critérios da Receita (renda, bens, investimentos etc.). Ter MEI não te obriga automaticamente, mas também não te isenta — tudo depende do quanto você ganhou e movimentou no ano.
Se quiser entender direitinho como fazer e não errar, esse vídeo explica passo a passo bem simples: