Quem é MEI precisa declarar Imposto de Renda pessoa física?

Abri um MEI recentemente e fiquei confusa com as obrigações. Preciso fazer as duas declarações?

8 curtidas

Oi, Graziele! Pelo que aprendi, ser MEI não significa automaticamente que você precisa declarar o Imposto de Renda como pessoa física. A obrigação depende da sua renda anual e de outros critérios da Receita Federal. Se você ultrapassar o limite de rendimentos tributáveis ou se encaixar em outras regras, aí sim precisa declarar. Então vale conferir seus ganhos no ano.

8 curtidas

Quando abri meu MEI, pensei que já teria que fazer IRPF todo ano, mas não é bem assim. O MEI precisa fazer a declaração anual da empresa (DASN-SIMEI), isso é obrigatório. Já o Imposto de Renda pessoa física só precisa se você se encaixar nas regras da Receita, principalmente por causa da renda. São duas coisas diferentes.

8 curtidas

Te entendo, Graziele! Passei pelo menos ano passado. Ser MEI não obriga automaticamente a declarar IRPF. O que acontece é que você precisa calcular quanto do faturamento virou renda para você. Se essa renda ultrapassar o limite exigido pela Receita ou se você tiver outras rendas, pode acabar tendo que declarar.

8 curtidas

Eu também sou MEI e descobri que depende do quanto você ganha. Parte do faturamento do MEI pode ser considerada lucro isento, e outra parte vira rendimento tributável. Se a soma dos rendimentos tributáveis passar do limite anual definido pela Receita, aí você precisa declarar como pessoa física.

8 curtidas

Eu sempre explico assim para amigos: MEI tem duas obrigações diferentes. Uma é da empresa (a DASN-SIMEI anual). A outra é da pessoa física (Imposto de Renda). Só precisa fazer o IRPF se você se encaixar nas regras normais da Receita, como renda acima do limite ou outros critérios.

8 curtidas

Eu também tive essa dúvida quando virei MEI e demorei um pouco para entender como funciona. A verdade é que existem duas coisas diferentes acontecendo ao mesmo tempo: as obrigações da empresa (MEI) e as obrigações da pessoa física. Muita gente confunde isso e acha que é tudo a mesma declaração, mas não é. Por isso vale separar bem as duas partes para não se perder.

Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (MEI)

No caso do MEI, a empresa precisa fazer uma declaração anual chamada DASN-SIMEI. Essa declaração informa para a Receita Federal quanto a empresa faturou no ano anterior. É uma obrigação do CNPJ, não da pessoa física.

Pontos que eu sempre presto atenção:

• Declaração obrigatória todo ano: mesmo que a empresa não tenha faturado nada, a DASN-SIMEI precisa ser enviada.

• Prazo normalmente até 31 de maio: se atrasar, pode gerar multa.

• Informação de faturamento da empresa: aqui você declara quanto o MEI faturou no ano, não quanto virou renda pessoal.

Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)

Já o Imposto de Renda da pessoa física depende da sua situação pessoal. Ser MEI por si só não obriga automaticamente a declarar IRPF. O que conta são as regras normais da Receita, como renda tributável acima do limite ou outras condições.

Alguns pontos importantes para observar:

• Rendimento tributável: parte do faturamento do MEI pode virar rendimento tributável depois de descontar a parcela de lucro presumido.

• Outras fontes de renda: salário, aluguel ou outros ganhos entram na conta junto com o MEI.

• Limite anual da Receita: se seus rendimentos tributáveis ultrapassarem o limite definido naquele ano, aí você precisa declarar.

O mais importante é entender que MEI tem obrigação como empresa e você tem obrigação como pessoa física. Uma coisa não substitui a outra. Se você organizar seu faturamento e seus rendimentos ao longo do ano, fica bem mais fácil saber se precisa declarar o IRPF ou não.

8 curtidas

Grazileira, no meu caso, precisei declarar porque, além do MEI, eu tinha outro trabalho com salário. Então, mesmo sendo MEI, o que realmente conta são todos os seus rendimentos no ano. Se passar do limite ou atender a algum critério da Receita, tem que declarar.

8 curtidas

Eu fiquei confuso no começo também. O MEI por si só não obriga a declarar IRPF. Mas você precisa analisar quanto ganhou de verdade no ano e quanto virou rendimento tributável. Se passar do limite da Receita Federal ou tiver outros fatores, aí sim precisa declarar.

8 curtidas