Abri um MEI recentemente e fiquei confusa com as obrigações. Preciso fazer as duas declarações?
Oi, Graziele! Pelo que aprendi, ser MEI não significa automaticamente que você precisa declarar o Imposto de Renda como pessoa física. A obrigação depende da sua renda anual e de outros critérios da Receita Federal. Se você ultrapassar o limite de rendimentos tributáveis ou se encaixar em outras regras, aí sim precisa declarar. Então vale conferir seus ganhos no ano.
Quando abri meu MEI, pensei que já teria que fazer IRPF todo ano, mas não é bem assim. O MEI precisa fazer a declaração anual da empresa (DASN-SIMEI), isso é obrigatório. Já o Imposto de Renda pessoa física só precisa se você se encaixar nas regras da Receita, principalmente por causa da renda. São duas coisas diferentes.
Te entendo, Graziele! Passei pelo menos ano passado. Ser MEI não obriga automaticamente a declarar IRPF. O que acontece é que você precisa calcular quanto do faturamento virou renda para você. Se essa renda ultrapassar o limite exigido pela Receita ou se você tiver outras rendas, pode acabar tendo que declarar.
Eu também sou MEI e descobri que depende do quanto você ganha. Parte do faturamento do MEI pode ser considerada lucro isento, e outra parte vira rendimento tributável. Se a soma dos rendimentos tributáveis passar do limite anual definido pela Receita, aí você precisa declarar como pessoa física.
Eu sempre explico assim para amigos: MEI tem duas obrigações diferentes. Uma é da empresa (a DASN-SIMEI anual). A outra é da pessoa física (Imposto de Renda). Só precisa fazer o IRPF se você se encaixar nas regras normais da Receita, como renda acima do limite ou outros critérios.
Eu também tive essa dúvida quando virei MEI e demorei um pouco para entender como funciona. A verdade é que existem duas coisas diferentes acontecendo ao mesmo tempo: as obrigações da empresa (MEI) e as obrigações da pessoa física. Muita gente confunde isso e acha que é tudo a mesma declaração, mas não é. Por isso vale separar bem as duas partes para não se perder.
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (MEI)
No caso do MEI, a empresa precisa fazer uma declaração anual chamada DASN-SIMEI. Essa declaração informa para a Receita Federal quanto a empresa faturou no ano anterior. É uma obrigação do CNPJ, não da pessoa física.
Pontos que eu sempre presto atenção:
-
Declaração obrigatória todo ano: mesmo que a empresa não tenha faturado nada, a DASN-SIMEI precisa ser enviada.
-
Prazo normalmente até 31 de maio: se atrasar, pode gerar multa.
-
Informação de faturamento da empresa: aqui você declara quanto o MEI faturou no ano, não quanto virou renda pessoal.
Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Já o Imposto de Renda da pessoa física depende da sua situação pessoal. Ser MEI por si só não obriga automaticamente a declarar IRPF. O que conta são as regras normais da Receita, como renda tributável acima do limite ou outras condições.
Alguns pontos importantes para observar:
-
Rendimento tributável: parte do faturamento do MEI pode virar rendimento tributável depois de descontar a parcela de lucro presumido.
-
Outras fontes de renda: salário, aluguel ou outros ganhos entram na conta junto com o MEI.
-
Limite anual da Receita: se seus rendimentos tributáveis ultrapassarem o limite definido naquele ano, aí você precisa declarar.
O mais importante é entender que MEI tem obrigação como empresa e você tem obrigação como pessoa física. Uma coisa não substitui a outra. Se você organizar seu faturamento e seus rendimentos ao longo do ano, fica bem mais fácil saber se precisa declarar o IRPF ou não.
Grazileira, no meu caso, precisei declarar porque, além do MEI, eu tinha outro trabalho com salário. Então, mesmo sendo MEI, o que realmente conta são todos os seus rendimentos no ano. Se passar do limite ou atender a algum critério da Receita, tem que declarar.
Eu fiquei confuso no começo também. O MEI por si só não obriga a declarar IRPF. Mas você precisa analisar quanto ganhou de verdade no ano e quanto virou rendimento tributável. Se passar do limite da Receita Federal ou tiver outros fatores, aí sim precisa declarar.