Se eu quiser receber R$ 2.000 todo mês sem depender do meu salário, quanto eu precisaria investir hoje e qual tipo de investimento seria mais indicado para gerar essa renda?
Com a Selic em torno de 15% ao ano hoje, você precisaria de cerca de R$24.000 / 0,15 = R$160.000 para gerar ~R$2.000/mês (antes de impostos e taxas). Tesouro Selic tem liquidez e segurança do governo, ideal pra quem quer baixa volatilidade.
Eu faria uma mistura: parte em Tesouro ou CDB pra segurança, outra parte em FIIs pra rendimento mensal + valorização. Talvez precisaria de uns R$300-400 mil pra chegar nessa renda de forma mais confortável. (FIIs têm rendimentos bons, mas variam muito)
Olha, se a ideia é só renda fixa, com a Selic nesse patamar alto (14,9% a.a.), você precisaria investir por volta de R$160 mil pra tirar R$2 mil por mês antes dos impostos. Depois do IR, cai um pouco, mas ainda dá perto disso
Fazendo uma conta simples: R$ 2.000 equivale a R$ 24.000 no ano. Se você conseguir uma rentabilidade média de 1% ao mês, teria que investir perto de R$ 240.000. Mas se a taxa cair, vai precisar de mais. Sempre bom lembrar que nada é 100% garantido, então é bom diversificar.
Sempre é preciso cuidado e estratégia na hora de investir! Por isso separamos alguns assuntos que podem agradar:
Com FIIs (fundos imobiliários), por exemplo, muita gente consegue uma renda mensal recorrente. Só que é variável, pode ter mês com mais ou menos dividendos. Pra gerar uns R$ 2.000 mensais, eu diria que precisa ter em torno de R$ 250 mil a R$ 300 mil investidos em boas carteiras de FIIs.
Não existe resposta exata, porque depende da rentabilidade e do risco que você aceita. Em renda fixa segura, eu chutaria perto de R$ 300 mil. Mas se você diversificar com FIIs e ações que pagam dividendos, talvez consiga chegar lá com uns R$ 200 mil. O ideal é conversar com um planejador financeiro.
Olha, para calcular quanto você precisaria investir para receber R$ 2.000 por mês sem depender do salário, o raciocínio é o seguinte: você tem que transformar essa renda mensal em uma taxa de retorno anual e depois ver quanto de capital seria necessário.
Passo 1: Quanto você precisa por ano?
R$ 2.000 por mês equivale a R$ 24.000 por ano.
Passo 2: Qual a taxa de retorno esperada?
Se você investir em algo bem seguro, como Tesouro Selic ou CDBs atrelados ao CDI, hoje eles rendem em torno de 0,9% a 1% ao mês (cerca de 11% a 12% ao ano, considerando a Selic atual).
Passo 3: Calcular o valor do investimento
Se considerar uma taxa de 1% ao mês, você precisaria de aproximadamente R$ 240 mil a R$ 260 mil investidos. Esse valor renderia algo em torno de R$ 2.000 por mês em juros.
Mas tem um detalhe importante:
-
Em renda fixa, a rentabilidade pode cair se os juros diminuírem no futuro.
-
Fundos imobiliários (FIIs) são uma alternativa interessante porque pagam dividendos mensais, mas eles variam de acordo com os resultados dos fundos. Nesse caso, com uns R$ 250 mil a R$ 300 mil em bons FIIs, você poderia ter essa renda, mas sempre correndo risco de oscilações.
-
Outra opção seria uma carteira de ações que pagam dividendos, mas aí o risco é maior e não dá para contar com um valor fixo todo mês.
Ou seja: para ter segurança, você teria que ter pelo menos uns R$ 300 mil investidos hoje em renda fixa.
Se topar mais risco, pode tentar montar uma carteira mista de FIIs e ações pagadoras de dividendos e talvez alcançar essa renda com um valor um pouco menor.
Fundos imobiliários seriam melhores que renda fixa nesse caso?
Podem ser uma boa alternativa, porque pagam dividendos mensais. Mas é variável, não é garantido que todos os meses você receba o mesmo valor. Com FIIs, para buscar R$ 2.000 por mês, precisaria investir em torno de R$ 250 mil a R$ 300 mil.
Preciso de tudo isso de uma vez ou posso ir investindo aos poucos?
Você pode ir construindo esse patrimônio aos poucos. A ideia é investir mensalmente e deixar os juros compostos trabalharem. O importante é ter constância e escolher bons ativos, seja em renda fixa ou variável.