Quanto tempo eu tenho para usar a carta de crédito?

Olá a todos! Tenho uma dúvida sobre a validade da carta de crédito obtida por meio de um consórcio. Quanto tempo tenho para utilizar a carta de crédito após ser contemplado? Existe um prazo máximo estabelecido para utilizar o crédito? Agradeço se alguém puder esclarecer essa questão.

1 curtida

Não existe nenhuma lei que obrigue o consorciado a usar a carta de crédito contemplada em um determinado prazo.

1 curtida

Ao ser contemplado, o consorciado precisa utilizar a carta de crédito até o encerramento do grupo que participa. O crédito é liberado na conta do favorecido indicado em contrato e só é feito após a empresa receber uma via do contrato assinado, com reconhecimento de firma por autenticidade das partes, registrado em cartório.
Caso não queira utilizar o crédito de imediato, pode solicitar a descontemplação. Nesse caso, o crédito ficará em um investimento com rendimento mensal, conforme estipulado pelo Bacen.

14 curtidas

Olá! O prazo para utilização da carta de crédito obtida por meio de um consórcio pode variar de acordo com as regras estabelecidas pela administradora do consórcio. Geralmente, esse prazo varia de 180 a 360 dias após a contemplação. Recomenda-se que você verifique as especificidades do seu contrato de consórcio para ter certeza do prazo estabelecido para utilizar o crédito.