Quanto tempo demora para limpar o nome depois de pagar a dívida?

Já quitei algumas dívidas, mas meu nome ainda aparece sujo. Isso é normal?

8 curtidas

Pela minha experiência, depois que paguei, demorou uns 3 a 5 dias úteis pra limpar. Se passar disso, vale entrar em contato com quem você pagou.

8 curtidas

Oi, Lucas! Já passei por isso e é normal levar alguns dias para meu nome ficar limpo. Após eu ter realizado o pagamento, em menos de uma semana meu nome não estava mais sujo. O importante é guardar o comprovante, caso precise cobrar.

8 curtidas

Olha, quando eu quitei uma dívida, meu nome saiu dos órgãos de proteção em até 5 dias úteis. Esse é o prazo padrão, mas depende da empresa avisar o sistema direitinho para o seu nome ficar limpo.

8 curtidas

Lucas, aqui aconteceu rápido. Uns 4 dias úteis depois do pagamento, já não constava mais nada no meu CPF. Esse prazo é meio padrão mesmo, então se ainda não passou 5 dias úteis de quando você quitou suas dívidas, tá tranquilo! Se passar desse prazo, recomendo que você entre em contato com o credor para ver a situação.

8 curtidas

Quando quitei minha dívida, achei que seria na hora, mas não é assim. Levou uns dias. Normalmente até 5 dias úteis para atualizar tudo.

8 curtidas

Na minha experiência, isso gera muita dúvida mesmo. Quando passei por isso, percebi que não é algo imediato, mas também não demora tanto quanto a gente imagina. Tem um prazo padrão que as empresas precisam seguir, então dá pra acompanhar e cobrar se necessário.

Em quanto tempo o nome fica limpo depois de pagar a dívida?

Depois que você paga, existe um prazo legal pra retirada da negativação. Não é automático na hora, mas costuma ser rápido se tudo correr certo.

• Prazo padrão: até 5 dias úteis após a compensação

• Início da contagem: após confirmação do pagamento (boleto, Pix etc.)

• Acordo parcelado: geralmente após a 1ª parcela (ver contrato)

• Protesto em cartório: cerca de 3 a 5 dias úteis após taxas

• Banco Central (Registrato): até 30 dias para atualizar

Atenção: a dívida não some imediatamente de todos os sistemas, mas a restrição deve sair dentro do prazo legal.

E se o nome não for limpo no prazo?

Se passar dos 5 dias úteis, já não é normal. Nesse caso, você pode agir sem medo e:

• Entrar em contato com a empresa credora

• Procurar o Procon

• Registrar reclamação no consumidor.gov.br

Comigo aconteceu dentro do prazo, levou uns 4 dias úteis. Então funciona, mas tem que ficar de olho. Se atrasar, vale correr atrás porque é um direito seu ter o nome limpo no tempo certo.

8 curtidas

Lucas, no meu caso, demorou exatamente 5 dias úteis. Se demorar mais que isso, recomendo falar com o Serasa/SPC e também com a empresa.

8 curtidas

Realmente, Bernado. Eu sempre ouvi falar desse prazo de até 5 dias úteis e comigo foi isso mesmo. Depois que realiza o pagamento, é só aguardar esse período para o nome ficar limpo.

1 curtida