Quando o depósito de R$ 1,4 mil do PIS/Pasep vai cair?

O PIS 2024 já tem seu calendário publicado, mas existem pré-requisitos e detalhes para descobrir se você tem direito de receber.

O PIS/PASEP é um dos programas mais tradicionais de transferência de renda, sendo muito anterior, por exemplo, ao Bolsa Família e Vale-gás, além de ser um dos poucos benefícios que contempla uma faixa salarial maior, sendo em média até dois salários mínimos.

Se você ouviu falar de PIS/PASEP e já recebeu este benefício em anos anteriores, mas está em dúvida se está elegível para recebê-lo neste ano, continue lendo, pois você terá todas as informações indispensáveis para saber se vai receber este benefício em 2024.

Além disso, você também vai compreender melhor porque o PIS/PASEP`dificilmente vai deixar de ser pago e modifica-se muito pouco dentro da realidade dos benefícios.

Como funciona o PIS/PASEP?

O PIS/PASEP é um valor adicional pago pelo governo por meio da Caixa Econômica Federal, já o PASEP, que é o mesmo benefício, mas focado exclusivamente em servidores públicos, é pago no Banco do Brasil.

Desta forma, estes valores são quase um “salário adicional” pago de acordo com um calendário organizado pelo mês do aniversário do trabalhador, mas apenas quando ele cumpre os pré-requisitos, que neste caso são relacionados ao ano de 2022, por causa do atraso causado pela pandemia:

• É necessário que você tenha trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada em 2022, lembrando que a quantidade de meses trabalhados define o valor final do benefício.
  • Seu salário precisa, em média, ter ficado em até dois salários vigentes na época.
  • Seu patrão precisa ter feito sua documentação desta época corretamente. Você vai aprender a conferir se isso aconteceu mais adiante.

O valor, como já foi dito, depende da quantidade de meses trabalhados, mas tem como base o salário mínimo atual R$1412,00, com recebimento pela conta da Caixa ou por conta digital, no Caixa Tem, para quem possui.

Quando caem os valores e como eu posso consultar se tenho direito?

Os pagamentos do PIS/PASEP 2024 vão seguir o seguinte calendário:

• Nascidos em janeiro – 15 de fevereiro
  • Nascidos em fevereiro – 15 de março
  • Nascidos em março – 15 de abril
  • Nascidos em abril – 15 de abril
  • Nascidos em maio – 15 de maio
  • Nascidos em junho – 15 de maio
  • Nascidos em julho – 17 de junho
  • Nascidos em agosto – 17 de junho
  • Nascidos em setembro – 15 de julho
  • Nascidos em outubro – 15 de julho
  • Nascidos em novembro – 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro – 15 de agosto

Além disso, é importante ficar atento com a principal fonte de informação para este e outros assuntos relacionados a sua vida profissional: o aplicativo Minha carteira de trabalho digital.

Por meio deste app você vai saber se você vai ter direito ao PIS, conferir saldo do FGTS e muito mais informações relevantes sobre a sua vida profissional.