Olá a todos! Gostaria de saber qual é o limite máximo que um banco pode penhorar de meus bens ou ativos financeiros em caso de inadimplência em um empréstimo. Estou preocupado com a possibilidade de ter meus bens penhorados e gostaria de entender as proteções legais existentes. Agradeço se puderem me esclarecer sobre esse assunto.
O valor que um banco pode penhorar pode variar de acordo com a legislação do país e o contexto específico do caso. No geral, a penhora é uma medida judicial em que determinados bens do devedor são utilizados para garantir o pagamento de uma dívida. O valor a ser penhorado é definido pelo juiz responsável pelo caso, levando em consideração fatores como o valor da dívida, a capacidade de pagamento do devedor e a natureza dos bens passíveis de penhora.
No entanto, existem limites legais para a penhora, a fim de proteger o devedor de uma privação excessiva de seus bens.
o banco pode penhorar quantos bens forem necessários para pagar o valor da dívida atualizado com juros, custas e honorários do advogado .
Em geral, quando uma pessoa possui uma dívida não quitada junto a um banco e há um contrato de empréstimo com garantia de penhora, o banco tem o direito de executar essa garantia para recuperar o valor devido. O montante que pode ser penhorado depende do valor da dívida em questão e das circunstâncias específicas do caso.
É importante observar que as leis e regulamentos que regem as penhoras podem variar de um país para outro. Além disso, existem proteções legais que podem limitar o valor que pode ser penhorado, como o limite de penhora sobre salários ou o valor mínimo necessário para a subsistência do devedor.
Regra atual só permite penhora de quem ganha mais que 50 salários mínimos (R$ 66 mil ); cabe recurso. Uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) na última semana permite que o salário de qualquer valor seja penhorado para o pagamento de dívida.