Qual o valor máximo que um MEI pode pegar de empréstimo?

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) e está buscando formas de impulsionar o seu negócio, já deve ter se perguntado.

“Afinal, qual o valor máximo que posso conseguir em um empréstimo sendo MEI?” A boa notícia é que existem diversas opções no mercado, algumas inclusive com apoio do governo, que oferecem valores consideráveis e condições acessíveis.

Neste artigo, você vai entender quanto um MEI pode pegar emprestado, quais são as melhores linhas de crédito para MEI, e como escolher a mais adequada para o seu perfil.

O valor máximo de empréstimo para MEI depende de vários fatores

Não existe um único valor fixo que se aplique a todos os casos. O valor máximo que um MEI pode pegar de empréstimo varia conforme:

• A linha de crédito escolhida
  • O faturamento anual do CNPJ
  • O tempo de atividade do negócio
  • A instituição financeira
  • E se há ou não garantias envolvidas

De forma geral, o valor pode ir de R$ 3 mil até R$ 150 mil, podendo chegar a mais se o MEI oferecer bens pessoais como garantia.

Melhores linhas de crédito para MEI

Existem diversas opções disponíveis no mercado algumas com juros reduzidos, outras com liberação mais ágil e menos burocracia. Veja abaixo uma tabela comparativa com algumas das melhor linha de crédito para MEI atualmente:

Linha de Crédito Valor Máximo Juros Prazo para Pagar Destaque
Pronampe Até R$ 150.000 Aprox. 17,75% ao ano Até 72 meses Financiamento do Governo Federal
BNDES Microcrédito Até R$ 21.000 Negociável com operador Até 24 meses Capital de giro e investimento
Crédito Caixa Tem Até R$ 3.000 1,99% a 3,60% ao mês Até 24 meses Liberação simples pelo app
CRED+ (Gov. Federal) Varia Depende da operação bancária Personalizado Linha flexível para MEIs
Sebrae (FAMPE) Até R$ 50.000 Depende do parceiro bancário Até 36 meses Garantia parcial para facilitar aprovação

O Pronampe é atualmente uma das melhores linhas de crédito para MEI, por oferecer altos valores, juros mais baixos que o mercado e prazos estendidos.

É possível conseguir mais de R$ 150 mil?

Sim, é possível. Apesar do Pronampe limitar a R$ 150 mil por CNPJ, valores maiores podem ser liberados em algumas situações específicas:

• Quando o MEI utiliza imóveis ou veículos como garantia
  • Quando o CNPJ tem bom histórico de faturamento e crédito
  • Ao solicitar crédito via bancos privados com linhas comerciais específicas

Nesses casos, é fundamental analisar se o negócio realmente comporta esse endividamento e qual será o retorno esperado do investimento feito com o crédito.

O valor máximo que um MEI pode pegar de empréstimo pode variar bastante, indo de pequenos valores como R$ 3 mil até R$ 150 mil e até mais, se houver garantias.

A melhor escolha vai depender da sua necessidade, do tempo de CNPJ e do tipo de linha de crédito disponível no seu banco ou instituição parceira.

Se você está começando agora, talvez seja mais interessante iniciar por uma linha como o Crédito Caixa Tem ou o BNDES Microcrédito, que têm menos exigências.

Já para quem já está estruturado, o Pronampe é uma excelente porta de entrada para créditos com juros mais acessíveis.

Eu consegui pegar R$ 18 mil pelo Pronampe no ano passado e foi ótimo pro meu salão. A taxa de juros estava bem mais em conta do que os bancos normais e ainda pude pagar em 48x. Só demorou um pouco a aprovação.

1 curtida

Achei interessante essa linha do Crédito Caixa Tem. Não é muito dinheiro, mas pra mim que vendo na rua e tô começando agora com CNPJ, R$ 3 mil já ajuda a comprar carrinho novo e material. Alguém aí já conseguiu pegar esse crédito direto pelo app? É mesmo fácil assim?

1 curtida

Tenho restrição no CPF e achei bom saber que ainda dá pra tentar empréstimo pelo BNDES ou pela Caixa.

1 curtida

Alguém sabe se dá pra usar o CNPJ novo pra simular nos sites dos bancos ou se é bloqueado logo de cara?

1 curtida

Peguei R$ 25 mil com garantia de veículo no banco e consegui uma taxa até menor que a do Pronampe. Não foi por programa do governo, mas deu certo.

1 curtida

Eu consegui sim pelo app do Caixa Tem. Foi bem tranquilo, mas tive que atualizar meus dados antes e esperar uns dias pra análise. Depois que liberou, caiu rapidinho na conta. Vale a pena tentar!

1 curtida

Dá pra simular sim com CNPJ novo, mas em alguns bancos ele limita as opções ou nem mostra valores mais altos. O ideal é já ter pelo menos uns 6 meses de atividade pra aparecer mais propostas.

1 curtida