Sempre chego no fim do mês sem saber exatamente para onde meu dinheiro foi. Vocês usam planilha, app ou outro método que funcione bem?
O que mais funcionou pra mim foi começar a anotar tudo, mesmo as pequenas despesas. No fim do mês, a gente sempre se surpreende com gastos que passam despercebidos.
Hoje uso app, mas no começo foi até bloco de notas mesmo. O importante é criar o hábito, não o método perfeito.
Eu uso aplicativo porque planilha nunca funcionou pra mim. Já testei Mobills, Organizze e até o Guiabolso quando ainda era mais completo.
O bom do app é que você consegue ver relatórios automáticos e entender onde está gastando mais sem esforço.
O método que uso todo fim de mês é esse:
-
Anoto todos os gastos (fixos e variáveis)
-
Classifico por categoria (moradia, alimentação, lazer, transporte)
-
Confiro o extrato do cartão e da conta
-
Defino um teto de gastos para o mês seguinte
-
Ajusto o que estourou
Faço isso usando uma planilha no Google Sheets, porque consigo acessar do celular e do computador.
Depois que comecei a separar conta pessoal da conta de gastos do cartão, ficou tudo mais claro. Uso o Notion para organizar metas e o Excel para controle mensal.
Dá um pouco mais de trabalho, mas funciona muito bem se você gosta de visualizar tudo.
Eu gosto muito do Organizze, principalmente porque ele importa automaticamente os gastos do cartão.
No fim do mês, é só olhar os gráficos e entender onde exagerei. Para quem não gosta de planilha, é uma mão na roda.
O que mais me ajudou foi revisar o mês antes do dinheiro acabar. Todo dia 25 eu já sento e vejo como foi o mês. Uso o Mobills e também confiro o internet banking do banco. Assim evito chegar no fim do mês totalmente perdido.
Para quem está começando agora, recomendo algo bem simples:
-
Use um app
-
Crie poucas categorias
-
Não tente controlar tudo de uma vez
Eu uso o Minhas Economias (site e app) e acho ótimo pra iniciantes. Com o tempo, dá pra ir refinando.
Não existe método perfeito, existe o que você consegue manter. Conheço gente que usa caderno, outros usam planilha, outros só app. O importante é olhar os números no fim do mês e tomar decisões a partir disso. Sem revisão, nenhum sistema funciona.