Sou microempreendedor e estou pensando em pegar um empréstimo pelo Pronampe. Alguém sabe qual é a taxa de juros atual e se realmente vale a pena em comparação com outras linhas de crédito para pequenas empresas?
Sou MEI também e andei pesquisando bastante sobre o Pronampe recentemente. A taxa de juros atual é 6% ao ano + Selic. Como a Selic hoje está em 13,75% ao ano, a taxa total do empréstimo fica em torno de 19,75% ao ano. É uma taxa pós-fixada, ou seja, pode mudar se a Selic cair ou subir nas próximas reuniões do Copom.
Na prática, essa linha costuma ser mais barata do que muitos empréstimos comuns para pequenos negócios, que podem cobrar juros bem acima disso principalmente os com contratação rápida e sem garantia.
Além disso, o Pronampe não cobra tarifa de crédito nem seguros, o que ajuda a reduzir o custo total. O prazo também é interessante até 48 meses para pagar, com carência de até 6 meses em alguns bancos.
Se sua empresa tem faturamento regular e precisa de crédito para investir, pode ser sim a melhor linha de crédito para MEI nesse momento, especialmente pela taxa mais competitiva.
Só lembre que depende de análise de crédito e as condições podem variar de banco pra banco (BB, Itaú, Bradesco, Santander).
A taxa de juros é Selic + 6% ao ano, e é importante lembrar que a Selic muda a cada dois meses. No meu caso, usei o crédito pra ampliar meu ateliê de costura e foi uma decisão acertada.
Acho que, no cenário atual, é uma das melhores linhas para MEI, ainda mais considerando que outras opções como o CDC empresarial ou antecipação de recebíveis chegam a cobrar o dobro de juros.
Olha, eu quase peguei o Pronampe no começo do ano, mas quando fiz as contas, a taxa total com a Selic nas alturas ultrapassava 19% ao ano.
No meu caso, foi mais vantajoso. Mas reconheço que o Pronampe tem bons prazos e menos burocracia. Então, acho que vale a pena comparar e simular em vários bancos antes de fechar.
No Bradesco, por exemplo, me ofereceram também uma linha com juros fixos de 17% ao ano, o que pode ser mais previsível. Pra quem quer segurança, pode ser melhor fugir de juros atrelados à Selic.
No entanto, se a Selic cair, como estão prevendo pro próximo semestre, o Pronampe pode ser vantajoso.
Sou MEI há 3 anos e já usei algumas linhas de crédito diferentes. O Pronampe foi o melhor até agora.
Com a taxa de juros de 6% + Selic, consegui contratar pelo Santander com análise rápida e sem tarifa escondida.
O mais interessante é que não precisei contratar seguros ou produtos extras pra ter acesso ao empréstimo. Em comparação, outras linhas me exigiam consórcio ou seguro de vida junto. No meu caso, foi a melhor linha de crédito para MEI, principalmente porque eu precisava investir em equipamento e tinha fluxo estável pra pagar.
Já no Banco do Brasil, a análise foi mais rápida. Sobre a taxa, não tem segredo, Selic atual + 6% ao ano.
Leia também esses conteúdos aqui abaixo:
https://netdinheiro.com.br/t/o-que-e-o-pronampe/115525
https://netdinheiro.com.br/t/quais-sao-as-empresas-que-tem-convenio-com-o-banco-inter-para-emprestimo/115012/2
https://netdinheiro.com.br/t/quanto-o-banco-inter-libera-de-credito-para-mei/115121/2