Previdência privada vale a pena?

Estou considerando investir em previdência privada, mas não sei se é realmente vantajoso. Quais pontos devo analisar antes de contratar?

8 curtidas

Eu olharia primeiro o meu objetivo. Previdência privada é mais interessante para longo prazo, tipo aposentadoria mesmo. Se a ideia for usar o dinheiro logo, talvez não faça tanto sentido.

8 curtidas

Oi, Gustavo! Para mim, o principal ponto foram as taxas. Taxa de administração e, principalmente, taxa de carregamento podem comer boa parte do rendimento. Sempre comparo antes de fechar.

8 curtidas

Uma coisa que analisei bem foi o tipo de plano: PGBL ou VGBL. Isso muda tudo na hora do imposto. Se você declara IR completo, faz muita diferença escolher certo.

8 curtidas

Eu também olho com cuidado onde o dinheiro vai ser investido. Tem plano conservador, moderado, agressivo. Não dá pra entrar sem saber o nível de risco do fundo.

8 curtidas

Olha, Gustavo, no meu caso, considerei se a previdência encaixava no meu planejamento geral. Não dá para colocar tudo nela. Primeiro reserva de emergência, depois outros investimentos.

8 curtidas

Eu já tive essa mesma dúvida e, sendo bem direto, acho que previdência privada pode valer a pena, mas não é para todo mundo nem para qualquer situação. Antes de contratar, eu precisei entender alguns pontos básicos para não entrar no escuro. Quando a gente analisa com calma, fica bem mais fácil decidir.

Objetivo de longo prazo

Para mim, previdência privada só faz sentido quando o foco é longo prazo, principalmente aposentadoria. Não encaro como investimento para resgate rápido. Quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, mais vantagem fiscal ela pode trazer.

Custos e impostos

Aqui é onde muita gente se engana. Eu sempre olho taxas de administração, se tem taxa de carregamento e como funciona o imposto no resgate. Esses detalhes fazem muita diferença no rendimento final e podem definir se vale a pena ou não.

Perfil e planejamento

Eu também considero meu perfil de risco e como a previdência entra no meu planejamento financeiro. Não coloco tudo nela. Primeiro vem a reserva de emergência, depois outros investimentos, e a previdência entra como complemento.

No fim das contas, previdência privada vale a pena se estiver alinhada com seus objetivos, tiver custos razoáveis e fizer parte de um plano maior. Sem isso, vira só mais um produto financeiro que promete mais do que entrega.

8 curtidas

Eu sempre penso na flexibilidade. Ver se dá para trocar de fundo, portar para outra instituição ou mudar o valor dos aportes sem dor de cabeça. Isso conta muito no longo prazo.

8 curtidas

Outro ponto importante é o imposto no resgate. A tabela regressiva pode valer a pena se você ficar muitos anos no plano. Pra curto prazo, costuma pesar.

8 curtidas