Preciso declarar imposto de renda mesmo ganhando pouco?

Comecei a trabalhar faz pouco tempo e minha renda não é tão alta, então fiquei na dúvida se realmente preciso declarar imposto de renda ou se isso só vale para quem ganha mais. Tenho medo de deixar passar alguma obrigação e depois acabar com problema no CPF.

8 curtidas

Olha, Juliano, eu também achava que por ganhar pouco não precisava declarar, mas não é bem assim. Descobri que o que conta é o total no ano. Em 2025, por exemplo, se passou de R$ 30.639,90 em rendimentos tributáveis, já precisa declarar em 2026. Mesmo sendo pouco por mês.

8 curtidas

Eu já fiquei nessa dúvida. No meu caso, achei que estava isento, mas tive outros rendimentos. Tipo poupança e extras. Se passar de R$ 200 mil em rendimentos isentos, também entra na obrigação. Então não é só salário.

8 curtidas

Oi, Juliano! Pelo que eu entendi quando fui ver isso, a Receita olha vários critérios. Não é só “ganhar pouco”. Se você vendeu algo com lucro, tipo carro ou casa, ou mexeu com ações acima de R$ 40 mil, pode ter que declarar.

8 curtidas

Uma coisa que me ajudou foi usar o programa da Receita. Ele te mostra direitinho. E outra: essa história de isenção de R$ 5 mil por mês é só pra salários mais recentes, não vale pra declaração de 2026 sobre 2025.

8 curtidas

Eu pensava que só quem ganhava bem declarava, mas não é assim. Em geral, quem ganhou até cerca de R$ 33.888 no ano pode ficar isento, considerando o desconto simplificado. Porém, você precisa ver se não se encaixa em outras regras.

8 curtidas

Eu já tive essa dúvida e sei como confunde. A gente acha que só quem ganha muito precisa declarar, mas não é bem assim. O que vale mesmo são alguns critérios da Receita, e não só o valor do salário mensal.

Quando precisa declarar mesmo ganhando pouco

Basicamente, você precisa declarar se se encaixar em alguma dessas situações:

• Recebeu mais de R$ 30.639,90 em rendimentos tributáveis no ano de 2025 (salário, aposentadoria, aluguel).
  • Teve rendimentos isentos acima de R$ 200 mil (como poupança ou indenizações).
  • Possuía bens (casa, carro, etc.) acima de R$ 800 mil até 31/12/2025.
  • Fez operações na bolsa acima de R$ 40 mil ou teve lucro com venda de bens.

Quando não precisa declarar

Se você não se encaixar em nenhuma dessas situações, geralmente não precisa declarar. Em muitos casos, quem ganhou até cerca de R$ 33.888 no ano pode ficar isento, considerando o desconto simplificado.

No fim, o melhor que eu fiz foi conferir com calma e, na dúvida, declarar. Não custa nada e evita dor de cabeça. Às vezes você nem paga imposto, só presta contas mesmo.

8 curtidas

Eu pensava que só quem ganhava bem declarava, mas não é assim. Em geral, quem ganhou até cerca de R$ 33.888 no ano pode ficar isento, considerando o desconto simplificado. Mas precisa ver se não se encaixa em outras regras.

8 curtidas

Também recomendo dar uma olhada no site da Receita ou falar com um contador. Eu fiz isso e eles me explicaram que só não declara quem realmente não se encaixa em nenhuma dessas situações.

8 curtidas