quem tem bolsa familia pode ter maquininha de cartao pra receber de clientes? , e qual limite anual posso passar na maquininha,?
@Nelson_Fernandes , essa é uma excelente pergunta, e muitas pessoas têm a mesma dúvida. Vou te explicar de forma detalhada:
Sim, quem recebe o Bolsa Família pode ter uma maquininha de cartão para receber pagamentos.
No entanto, é importante observar algumas questões legais e administrativas para garantir que isso não prejudique o benefício.
1. Regras do Bolsa Família
O programa Bolsa Família (atualmente integrado ao Auxílio Brasil) é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo concedido com base em critérios de renda.
Se a sua renda mensal per capita ultrapassar o limite estabelecido pelo programa devido à sua atividade comercial, você poderá perder o benefício.
O governo verifica essas informações regularmente no Cadastro Único (CadÚnico), e movimentações financeiras que indicam aumento significativo de renda podem levar à reavaliação do benefício.
2. Ter uma maquininha de cartão afeta o Bolsa Família?
Ter uma maquininha, por si só, não significa que você perderá o benefício. O que importa é o quanto você está movimentando financeiramente e se essa movimentação aumenta a sua renda acima do limite permitido.
Se você usa a maquininha para vendas ocasionais ou em valores baixos, é improvável que isso afete diretamente o seu benefício.
No entanto, movimentações muito altas podem levantar questionamentos por parte do governo, especialmente se forem incompatíveis com os dados informados no CadÚnico.
3. Limite anual para movimentação
Embora não exista um valor fixo estabelecido para uso da maquininha no contexto do Bolsa Família, as movimentações financeiras precisam estar compatíveis com sua declaração de renda no CadÚnico.
No Brasil, pessoas que trabalham de forma autônoma ou informal podem movimentar até R$ 28.559,70 por ano sem ser obrigadas a declarar Imposto de Renda como pessoa física.
Se você movimentar valores maiores do que isso ou sua renda mensal ultrapassar o limite do Bolsa Família, será necessário regularizar sua situação, pois isso poderá indicar ao governo que você já não se encaixa nos critérios do programa.
Recomendações práticas
- Mantenha sua renda atualizada no CadÚnico: Sempre que sua situação financeira mudar, atualize as informações no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.
- Evite movimentações incompatíveis: Se o valor que você recebe na maquininha for muito alto, isso pode chamar a atenção e levar a uma análise mais detalhada da sua renda.
- Considere se formalizar como MEI: Se suas vendas forem constantes e os valores crescerem, você pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Como MEI, você terá um limite de faturamento de até R$ 81 mil por ano, mas precisará abrir mão do benefício.
Ou seja, você pode usar uma maquininha de cartão sem problemas, desde que os valores movimentados não indiquem uma renda superior ao limite permitido pelo Bolsa Família.
Para evitar surpresas, controle bem seus ganhos e mantenha tudo alinhado com as informações cadastradas no CadÚnico.
Se ainda tiver dúvidas específicas, procure orientação no CRAS da sua região ou com um contador. Isso ajudará você a usar a maquininha com segurança e sem risco de perder o benefício.
@Nelson_Fernandes, eu já uso maquininha de cartão há algum tempo para receber pagamentos e nunca tive problemas com o Bolsa Família.
Sempre fiz questão de manter meu cadastro atualizado e os valores que entram na maquininha compatíveis com o que eu ganho. Isso tem funcionado muito bem, e até hoje não tive nenhum corte no benefício.
Assim como o @franciscogomes, eu também utilizo maquininha para facilitar os pagamentos dos meus clientes e nunca tive nenhum problema relacionado ao Bolsa Família.
Acredito que o importante é manter a movimentação compatível com a sua renda e atualizar sempre as informações no CadÚnico. Isso tem dado certo para mim.
Como os colegas já explicaram, o fato de você ter maquininha de cartão não faz você perder o seu benefício.
O único problema está somente no fato de se, eventualmente, os valores que você começar a receber forem muito altos.
Se você tiver com dúvidas, dá uma olhada aqui nesse vídeo que explica melhor sobre os motivos que fazem você perder o benefício.
Se você é pessoa física e não tem MEI, o limite que você pode receber anualmente pela sua maquininha é de R$28.559,70 – o que dá cerca de R$ 2.380 mensais.
A única questão a ficar atento é se o valor vai ultrapassar o declarado. Daí a importância de manter os seus dados sempre atualizados.
Sim, quem recebe Bolsa Família pode ter maquininha de cartão para receber de clientes, sem problema algum! Não há nenhuma regra que proíba os beneficiários de usar maquininhas para vender produtos ou serviços e receber pagamentos.
O programa Bolsa Família avalia a renda declarada da família, então, mesmo que você use a maquininha, o que importa é que sua renda total não ultrapasse os limites do programa.