Enviei minha declaração e depois percebi um erro. Ainda dá para ajustar sem problema?
Oi @Jersersonlima eu já passei por isso ano passado. Enviei minha declaração e depois percebi que tinha esquecido de incluir um informe de rendimentos. Felizmente dá para corrigir sim.
Eu fiz uma declaração retificadora pelo próprio programa da Receita e foi bem simples. Só precisei abrir a declaração enviada, corrigir o erro e reenviar. Não tive nenhum problema depois.
Sim, dá para corrigir tranquilamente. Eu precisei fazer isso porque esqueci de declarar um investimento. Fiz a retificação alguns dias depois de enviar a declaração original.
O processo foi basicamente abrir a declaração no sistema da Receita, marcar como retificadora e ajustar os dados. Depois de enviar novamente, não tive mais nenhum problema.
Comigo aconteceu algo parecido. Enviei a declaração e só depois percebi que tinha esquecido de incluir um rendimento. Na hora fiquei bem preocupado achando que ia dar ruim ou que eu teria que pagar multa.
Fui procurar informações e acabei encontrando um vídeo no YouTube que explicou exatamente como fazer a retificação. Depois de assistir ficou bem mais claro e consegui corrigir. Esse foi o vídeo que vi:
Passei por isso recentemente também. Depois que enviei minha declaração percebi que tinha um erro e fiquei bem preocupado, achei que poderia dar algum problema depois. Na hora bate aquele desespero porque a gente pensa que não tem mais como mexer.
Mas depois fui pesquisar melhor e vi que dá para corrigir sim fazendo a declaração retificadora. Acabei ajustando as informações e reenviando. No final deu tudo certo e foi mais simples do que eu imaginava.
Passei por esse problema em 2025. Enviei minha declaração e depois percebi que tinha uma informação errada. Na hora fiquei bem preocupado, achei que poderia dar ruim ou dar algum problema com a Receita.
Fui pesquisar bastante sobre isso e acabei encontrando um vídeo que me ajudou muito a entender o que fazer. O vídeo também é de 2025 e explica bem direitinho como resolver esse tipo de situação. Pra mim foi bem útil.
Se alguém quiser ver, é esse aqui: