No momento estou sem carteira assinada e minha renda varia bastante, então queria saber se isso dificulta abrir conta em banco digital. Também queria entender se essa falta de comprovação atrapalha depois na hora de pedir cartão de crédito.
Sim, dá pra abrir conta em banco digital sem comprovar renda, a maioria nem pede isso na hora do cadastro. Eu abri a minha no Nubank só com meus dados pessoais e foi super tranquilo. Eles focam mais na validação de identidade mesmo.
Agora, pra crédito já é diferente, porque eles analisam seu perfil financeiro. Mesmo sem renda fixa, dá pra conseguir limite baixo no começo. Com o tempo, usando bem a conta, eles costumam aumentar.
Abri conta no Inter sem precisar comprovar renda nenhuma, foi tudo pelo app. Esses bancos digitais facilitam bastante pra quem é autônomo ou não tem carteira assinada. O processo é bem rápido.
Sobre cartão de crédito, pode ser um pouco mais difícil no início. Mas se você movimentar a conta e pagar tudo certinho, eles vão liberando aos poucos. Paciência faz diferença nisso.
De forma geral, dá sim pra abrir conta em banco digital sem comprovar renda, porque a maioria só pede seus dados básicos e validação de identidade. Já na hora de pedir crédito, pode ser um pouco mais difícil no começo, mas com o uso da conta isso costuma melhorar.
Aqui tem um vídeo com dicas que pode te ajudar a entender melhor (é de alguns anos atrás, mas ainda é útil):
Consegui abrir conta digital normalmente mesmo sem renda fixa, usei o Neon. Esses bancos são bem menos burocráticos que os tradicionais. Não tive que enviar comprovante nenhum.
Sobre crédito, pode impactar sim no começo. Mas alguns oferecem cartão com limite garantido, que ajuda a construir histórico. Depois disso, fica mais fácil conseguir limites maiores.
Hoje em dia quase todos os bancos digitais permitem abrir conta sem comprovação de renda. Eu fiz isso no C6 Bank e não tive problema nenhum. Só pediram documentos básicos e uma selfie.
Já o crédito depende mais do seu histórico e score. Se você não tiver renda comprovada, pode começar com limite menor ou até com cartão garantido. Depois dá pra evoluir.