Por que meu cartão aparece como “transação não permitida” mesmo estando ativo?

Em diversas transações que tentei fazer, apareceu a mensagem “transação não permitida”. O que isso quer dizer e como resolver?

5 curtidas

No meu caso, isso aconteceu porque eu havia atingido o limite diário de compras. Mesmo com o cartão ativo, o sistema impediu a operação pra evitar excesso de gastos no mesmo dia.

Entrei no aplicativo do banco, ajustei o limite temporário e na hora seguinte já funcionou. Também é importante verificar se não há limites de segurança configurados no app que possam barrar certas transações.

6 curtidas

Quando o cartão dá “transação não permitida”, pode ser algo simples, como o tipo de pagamento não aceito.

Já vi casos em que o cartão era só débito, mas o cliente escolheu “crédito” na máquina, e por isso o sistema bloqueou. Também pode ser uma incompatibilidade com o terminal da loja. Sempre confira se o modo de pagamento e o tipo de cartão batem.

5 curtidas

Esse erro também pode ser causado por bloqueios automáticos do emissor. O banco detecta um comportamento diferente e barra temporariamente pra evitar fraude.
Veja o que você pode fazer:

• Cheque no app do banco se o cartão está liberado pra compras físicas e online.

• Verifique se há alerta de segurança, pois alguns bancos pedem confirmação antes de liberar.

• Entre em contato com a central e informe que a transação é legítima.
    Depois disso, o sistema costuma liberar na hora.

5 curtidas

Já tive esse problema e descobri que o chip do meu cartão estava danificado. Toda vez que eu tentava passar, dava erro de transação. O banco trocou o cartão e resolveu.

Às vezes, o plástico ainda está dentro da validade, mas o chip ou a tarja magnética deixam de funcionar corretamente. Vale testar o mesmo cartão em outra máquina antes de solicitar um novo.

4 curtidas

Esse tipo de erro também pode ocorrer durante manutenções nos sistemas bancários. Quando o emissor atualiza o servidor, algumas transações podem falhar temporariamente.

Normalmente, o problema se resolve sozinho em poucas horas. Por isso, se aparecer a mensagem “transação não permitida”, tente novamente mais tarde antes de bloquear o cartão ou pedir outro.

5 curtidas

Nem sempre a falha é no cartão. Algumas maquininhas antigas não aceitam pagamento por aproximação (NFC) ou têm problema de leitura de chip.

Nesses casos, tente inserir o cartão manualmente ou usar outra forma de pagamento. Se funcionar em outro estabelecimento, é sinal de que o problema era da máquina, não do cartão.

5 curtidas

Em alguns casos, esse aviso é semelhante ao erro 59 do cartão de crédito, que acontece quando o emissor não autoriza a transação. Isso pode acontecer por limite insuficiente, bloqueio de segurança ou configuração incorreta.

Veja o que fazer nesses casos:

• Cheque o limite disponível e o saldo no aplicativo.

• Atualize o app do banco pra evitar falhas de sincronização.

• Ligue na central e solicite liberação da operação.
    Essas medidas costumam resolver o problema rapidamente.

5 curtidas

Às vezes o erro aparece apenas por instabilidade do terminal de pagamento. Já aconteceu comigo de o cartão não passar em uma loja e, minutos depois, funcionar em outra.

Isso é comum em maquininhas com internet fraca ou sistemas lentos. Antes de cancelar o cartão, teste em outro local ou tente um pagamento online pra confirmar.

5 curtidas

Essa mensagem de “transação não permitida” geralmente significa que o banco bloqueou a compra por motivos de segurança.

Pode ser uma tentativa em um site novo, uma compra internacional ou fora do padrão de consumo. Eu mesma já passei por isso e resolvi ligando na central do cartão. Assim que o atendente confirmou que era uma compra real, o bloqueio foi liberado e pude tentar novamente.

4 curtidas