Oque devo saber antes de fechar um consórcio?

Estou pensando em entrar num consórcio para comprar meu primeiro carro, mas ainda estou em dúvida se realmente vale a pena. O que devo analisar no contrato e nas regras da administradora antes de fechar negócio para não cair em cilada?

5 curtidas

Se você está pensando em entrar num consórcio para comprar seu primeiro carro, é super importante avaliar alguns pontos antes de fechar negócio isso pode te poupar de muita dor de cabeça lá na frente.

O primeiro passo é ler todo o contrato com calma, verifique se ele explica direitinho como funcionam as taxas de administração, reajustes das parcelas, fundo de reserva e o que acontece em caso de desistência.

Muita gente se empolga e acaba assinando sem entender bem esses detalhes. Outro ponto essencial é conhecer as regras de contemplação o consórcio não garante quando você vai receber sua carta de crédito, então é bom entender como funcionam os sorteios e os lances (tem vários tipos, como lance livre e lance fixo).

Além disso, pesquise a reputação da administradora. Veja se ela é autorizada pelo Banco Central, leia avaliações de outros clientes e desconfie de promessas milagrosas.

Uma administradora de consórcio confiável jamais vai garantir contemplação imediata ou antecipada sem critérios claros. Também é importante fazer uma simulação e garantir que as parcelas cabem no seu orçamento o ideal é que elas não ultrapassem 30% da sua renda.

5 curtidas

Eu também estava na dúvida quando resolvi fazer meu primeiro consórcio, e o que me ajudou bastante foi analisar todos os detalhes do contrato com muita calma.

4 curtidas

Tem que prestar atenção nas taxas de administração, que às vezes não são tão baixas quanto parecem, e também no fundo de reserva e nos possíveis reajustes das parcelas.

4 curtidas

Eu fiz uma pesquisa super detalhada antes de fechar meu consórcio, e recomendo que você faça o mesmo.

Antes de assinar, leia o contrato várias vezes e tire todas as dúvidas com a administradora. Tem que ver exatamente quais as condições para desistência, se há multas ou taxas extras, e como funciona o reajuste.

3 curtidas

Procure por uma administradora de consórcio confiável, que tenha histórico positivo e esteja autorizada pelo Banco Central. No contrato, confira se todas as regras estão claras, especialmente sobre os sorteios e os tipos de lance que você pode dar para antecipar a contemplação.

4 curtidas

Eu achava que consórcio era meio complicado, mas quando fui estudar percebi que o segredo é entender o funcionamento das contemplações e dos lances.

4 curtidas

Antes de fechar, eu diria que o mais importante é ter clareza sobre o seu próprio orçamento. Você tem que ter certeza que consegue pagar as parcelas durante todo o prazo do consórcio, mesmo que demore para ser contemplado.

O contrato deve deixar claro o valor das parcelas, o que pode variar e como são os reajustes. Também pesquise bastante sobre a administradora, leia avaliações de clientes e só feche com uma empresa que tenha boa reputação e que seja autorizada pelo Banco Central.

4 curtidas

No contrato, preste atenção no prazo total do grupo, nas condições para desistência, e como funciona a contemplação via sorteio e lance. E claro, a administradora de consórcio confiável faz toda a diferença para você não ter surpresas, porque essas empresas são fiscalizadas e seguem regras claras.

4 curtidas

É essencial ler o contrato detalhadamente, especialmente as partes sobre as taxas, o reajuste das parcelas e o que acontece se você atrasar algum pagamento.

4 curtidas

Além disso, verifique se a administradora é regulamentada e se tem boas referências. Eu só fechei quando encontrei uma administradora de consórcio confiável, que me passou segurança e transparência em todas as etapas.

4 curtidas

Olha, aqui na comunidade Net Dinheiro temos muitos conteúdos, dá uma olhada:

4 curtidas