Vi vários relatos de pessoas dizendo que tiveram a conta bloqueada do nada em banco digital, e isso me deixou preocupado. Queria saber por quais motivos isso costuma acontecer e o que a pessoa pode fazer para resolver mais rápido.
No meu caso foi por muitas transações seguidas em pouco tempo, o sistema de segurança do banco interpretou como atividade suspeita. Acabei ficando sem acesso por quase uma semana.
O que resolveu foi abrir chamado e insistir no atendimento, além de enviar extratos e explicações. Infelizmente esses bancos digitais dependem muito de análise automatizada.
Aconteceu comigo usando o Nubank, e foi por causa de inconsistência de cadastro, eu tinha mudado de endereço e não atualizei no app. O banco achou estranho e bloqueou até eu confirmar meus dados.
Depois que enviei selfie e documento atualizado, liberaram em dois dias. Então vale sempre manter seus dados atualizados pra evitar esse tipo de dor de cabeça.
Já aconteceu comigo sim, minha conta foi bloqueada do nada e na hora bate um desespero, porque você fica sem acesso ao dinheiro e sem entender o que houve. Fui atrás de entender os motivos e vi que pode ser por análise de segurança, movimentação diferente ou até dados desatualizados.
Na época, pesquisando sobre isso, acabei encontrando um vídeo no YouTube que explicou bem essas situações e o que fazer pra resolver mais rápido, me ajudou a entender melhor o processo:
Eu uso o Nubank há alguns anos e, sinceramente, sempre tive uma experiência bem positiva, inclusive em situações mais delicadas. Já precisei de suporte algumas vezes e achei o atendimento rápido e bem claro nas orientações.
O aplicativo também é muito intuitivo e transparente, o que ajuda a entender qualquer movimentação ou aviso na conta. Até hoje não tive problemas com bloqueio, e isso me passa bastante confiança no dia a dia.
Olha, esse tipo de bloqueio geralmente acontece por questões de segurança, como movimentações fora do padrão, dados inconsistentes ou até suspeita de fraude.
O ideal é sempre entrar em contato com o suporte do banco o quanto antes e seguir as orientações, porque na maioria dos casos dá pra resolver enviando documentos ou confirmando informações.
Aqui no NetDinheiro tem vários tópicos que falam sobre bancos digitais e situações como essa, que podem interessar bastante pra entender melhor como agir e evitar esse tipo de problema.