O que é o erro 12 no cartão de débito?

Utilizando meu cartão de débito, encontrei o código de erro 12. Alguém pode me explicar o que esse código indica e como posso corrigir? Agradeço antecipadamente pela assistência!

5 curtidas

A identificação do erro e sua descrição podem apresentar variações entre as operadoras de máquinas de cartão. No entanto, geralmente surgem por motivos similares.

Esse tipo de falha costuma ocorrer ao digitar manualmente o número do cartão de forma incorreta. Recomenda-se verificar cuidadosamente todas as informações inseridas e tentar passar o cartão novamente.

O código de erro é comumente gerado pela instituição financeira emissora do cartão quando ela não autoriza a transação. Isso pode acontecer se várias transações, com o mesmo valor e no mesmo estabelecimento, forem realizadas rapidamente utilizando o mesmo cartão. Nesse caso, é aconselhável que o titular do cartão entre em contato com o banco emissor para resolver a situação.

5 curtidas

Tava pesquisando aqui e vi que o erro 12 no cartão de débito, também conhecido como “transação inválida”, geralmente indica um problema na comunicação entre a máquina de cartão e o sistema bancário.

Causas Possíveis:

• Falha na comunicação: Pode ser um problema temporário na rede do banco, da operadora do cartão ou da própria máquina de cartão.
  • Cartão inválido: O cartão pode estar expirado, bloqueado, danificado ou com o chip com defeito.
  • Chip não reconhecido: A máquina de cartão pode não estar configurada para ler o tipo de chip do seu cartão.
  • Dados incorretos: Verifique se o número do cartão, a data de validade e a senha estão corretos.
  • Limite de transação excedido: Você pode ter atingido o limite diário de transações ou o limite de saque do seu cartão.
  • Tentativas de teste de cartão: O erro pode ocorrer se você digitar o PIN incorretamente várias vezes seguidas.

Acho melhor ligar no seu banco para entender melhor o que pode ter acontecido.

5 curtidas

Até onde eu sei, esse código de erro do cartão informa que a transação é inválida.

Isso ocorre quando você tenta passar um cartão na função crédito sendo que ele só aceita débito, por exemplo, ou o inverso.

5 curtidas

Hmmm acredito que nessa situação pode ter sido isso mesmo! Tentei passar no débito e o atendente deve ter ouvido errado, porque logo depois passei de novo e deu tudo certo!

Fiquei em dúvida porque da primeira vez acertei a senha e falei débito, aí fiquei sem entender mesmo. Obrigada

5 curtidas

@carolinaalves fico tranquila que deu tudo certo. Esse erro também pode indicar que:

• O banco emissor não autorizou a venda.
  • O limite de crédito ou fundos na conta foram excedidos.

Ou ainda que há algum problema físico com o seu cartão. De toda forma, eu tentaria entender com a emissora a fim de evitar o mesmo erro em outros lugares.

5 curtidas

Bom saber, Antonela! Não fazia ideia. Acho que vou entrar em contato mesmo, valeu pelo retorno

5 curtidas