Minha dúvida é se o Programa Cisternas oferece manutenção periódica das cisternas ou se as famílias precisam cuidar disso por conta própria depois da instalação.
Sim, o Programa Cisternas ajuda as famílias a ter acesso à água, mas quanto à manutenção, ela é responsabilidade dos próprios beneficiários.
O governo oferece treinamentos quando as cisternas são entregues, para ensinar as famílias a fazerem a manutenção básica e os reparos necessários.
Isso é muito útil porque as pessoas conseguem manter o sistema funcionando por mais tempo sem depender de suporte técnico frequente.
Conheço algumas famílias que se beneficiaram e elogiam essa independência que o programa promove.
O Programa Cisternas não faz manutenção periódica. Depois que a cisterna é instalada, a responsabilidade é das famílias, elas recebem um treinamento para aprender a fazer a limpeza e os pequenos reparos.
Olha, eu tenho uma cisterna do Programa Cisternas e quem faz a manutenção sou eu mesmo.
Depois que eles instalam, eles dão um treinamento para a gente aprender como limpar e cuidar.
Até agora não precisei de ajuda externa, porque as instruções são bem diretas. Eu limpo de tempos em tempos e faço pequenos reparos quando necessário.
Se aparecer um problema maior, aí sim teria que chamar alguém, mas a manutenção básica é nossa responsabilidade mesmo.
Pelo que entendo, não tem manutenção programada incluída no Programa Cisternas. Eles entregam a cisterna pronta e ensinam as famílias a cuidar, limpar e fazer pequenos reparos.