Nova regra do Bolsa Família afeta quem tem filhos a partir de 7 anos: Veja o que mudou

O programa Bolsa Família, responsável por ajudar milhões de famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, sofreu uma mudança importante.

A partir deste mês, os responsáveis por crianças que completaram 7 anos de idade sentirão uma redução no valor do benefício.

Essa mudança visa adequar o auxílio aos diferentes níveis de necessidade das crianças, de acordo com a idade.

Como o benefício é calculado?

O programa oferece um valor fixo de R$ 600 por família, ao qual são adicionados benefícios complementares, que variam conforme o perfil dos dependentes.

Entre os principais bônus, destaca-se o Benefício Primeira Infância, que garante R$ 150 para cada criança de 0 a 6 anos.

Porém, quando a criança atinge os 7 anos, esse valor é reduzido para R$ 50, refletindo o entendimento do governo de que os custos com crianças mais velhas são menores.

Valores detalhados dos benefícios

• R$ 600: Valor base por família.
  • R$ 150: Para cada criança de 0 a 6 anos.
  • R$ 50: Para crianças de 7 a 18 anos.
  • R$ 50: Para gestantes.
  • R$ 50: Para nutrizes (mães que amamentam).

Assim, se seu filho completou 7 anos antes do início do pagamento de setembro, o benefício complementar que antes era de R$ 150 caiu para R$ 50.

Impacto na população

Atualmente, o Bolsa Família beneficia 20,71 milhões de famílias em todo o Brasil. O valor médio do benefício neste mês de setembro é de R$ 684,27, resultado da soma do valor mínimo com os bônus adicionais.

No total, o programa contempla:

• 9,3 milhões de crianças de 0 a 6 anos que recebem o bônus de R$ 150.
  • 15,55 milhões de dependentes entre 7 e 18 anos, que agora recebem R$ 50.
  • 1,2 milhão de gestantes e 416,16 mil nutrizes que também têm direito ao adicional de R$ 50.

Calendário de Pagamentos de Setembro

A Caixa Econômica Federal já iniciou os depósitos deste mês, de acordo com o último dígito do NIS.

O pagamento ocorre até o dia 30 de setembro, seguindo o cronograma abaixo:

Final do NIS Data de pagamento
1 17 de setembro
2 18 de setembro
3 19 de setembro
4 20 de setembro
5 23 de setembro
6 24 de setembro
7 25 de setembro
8 26 de setembro
9 27 de setembro
0 30 de setembro

Esse ajuste no benefício do Bolsa Família reflete a contínua tentativa do governo em equilibrar o auxílio às famílias conforme as necessidades de cada etapa da vida das crianças, garantindo que os recursos sejam direcionados de forma eficiente e justa.

4 curtidas

Essa mudança no Bolsa Família para quem tem filhos acima de 7 anos vai impactar muito a minha família. Antes, eu recebia R$ 150 por cada um dos meus dois filhos pequenos, mas agora que meu mais velho completou 7, o valor caiu pra R$ 50. Alguém mais tá sentindo essa diferença?

5 curtidas

Sim, aqui em casa tá igual. Meu filho completou 7 anos no mês passado, e o benefício também foi reduzido. Acho que o governo tá certo em ajustar o valor, já que o custo de cuidar de um bebê ou criança menor é maior. Mas confesso que dá uma apertada no orçamento, né?

5 curtidas

Vocês acham que o governo poderia ter mantido o valor por mais alguns anos? Eu sinto que os custos com escola, material escolar e até alimentação continuam altos depois dos 7 anos… Não sei se faz tanto sentido essa redução tão cedo

5 curtidas

Aqui em casa, quando meus filhos passaram dos 7, os gastos não diminuíram. Na verdade, só aumentaram com escola, uniforme, livros… Eu entendo a lógica do governo, mas eles poderiam ter ajustado o valor para as crianças mais velhas também. Talvez R$ 100 seria mais justo?

5 curtidas

Concordo contigo. O governo ajustou pra R$ 50, mas poderiam ter feito um escalonamento. Algo como R$ 150 pra crianças de 0 a 6, R$ 100 pra 7 a 12, e R$ 50 pra 13 a 18 anos. Faz mais sentido, né?

5 curtidas

Mas vocês não acham que isso iria complicar mais o sistema de pagamento? Cada faixa etária com um valor diferente… Talvez ficaria confuso. E também, quanto mais o governo dá, mais as contas públicas ficam sobrecarregadas. É difícil achar um meio-termo.

4 curtidas