Minha Casa Minha Vida pode contar com “FGTS Futuro”

Nova medida visa ajudar a faixa 1 do programa a quitar o imóvel com parcelas menores.

O Minha Casa Minha Vida voltou, e o governo está trazendo ainda mais facilidades para aqueles interessados em comprar a casa própria.

O presidente Lula anunciou hoje o projeto de permitir o uso do “FGTS Futuro” do trabalhador no pagamento das casas do programa.

Com mais esta facilidade, que inicialmente pretende beneficiar os trabalhadores CLT na faixa 1 do programa (de renda até R$2.600 mensais), vamos explicar como isso funcionaria e como você, trabalhador com carteira assinada, pode comprar sua casa pelo programa pagando menos com essa medida.

Como o Minha Casa Minha Vida vai usar o “FGTS Futuro”?

A intenção do governo é permitir que o trabalhador possa usar o FGTS ainda não depositado pelo contratante na sua conta como uma forma de obter descontos nas parcelas da sua casa própria.

Isso significa que, assim como os empréstimos de adiantamento do FGTS, comuns em financeiras e bancos, o trabalhador poderá usar este ativo para conquistar a casa própria pagando menos, com um tipo de “seguro” de 6 meses caso perca o emprego, em que a diferença do FGTS fica como devedora, mas não é cobrada imediatamente no trabalhador.

O que falta para esta possibilidade se tornar real?

Para que mais esta possibilidade de uso do FGTS no Minha Casa Minha Vida seja possível, é necessário que o conselho curador do fundo dê sinal verde.

Este conselho se reúne em março, portanto somente após esta reunião será possível algum avanço no assunto.