Minha Casa Minha Vida 2024: tudo que você precisa saber para se cadastrar

Minha Casa Minha Vida 2024 expande alcance e introduz novas facilidades, promovendo acesso à moradia própria para famílias de baixa renda.

Um dos programas de moradia popular de mais sucesso, o Minha Casa Minha Vida 2024 volta com expansões e facilidades, permitindo que pessoas inicialmente não contempladas pela primeira versão do programa tenham a chance de realizar o sonho da casa própria.

Além disso, uma série de novas facilidades vem fazendo com que famílias que já foram impactadas pela versão anterior do programa tenham suas casas foram quitadas pelo governo!

Continue lendo e descubra todos os detalhes sobre o programa e como se preparar para dar adeus ao aluguel.

Como o Minha Casa Minha Vida 2024 funciona?

O Minha Casa Minha Vida 2024 é um programa de facilitação da compra da casa própria do governo federal, com uma série de vantagens para as diversas faixas de renda, com o diferencial de oferecer habitações gratuitas para quem está inscrito no Bolsa Família e no BPC.

O Minha Casa Minha Vida 2024 tem faixas, que definem detalhes dos contratos e taxas. Confira em qual faixa de renda sua família se enquadra, de acordo com informações do Ministério das Cidades:

• Faixa 1: participam famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640, áreas urbanas, e R$ renda bruta anual de 31.680, para áreas rurais;
  • Faixa 2: quem recebe entre R$ 2.640,01 e R$ 4.400 mensais, áreas urbanas, e entre R$ 31.680,01 e R$ 52.800 anuais, para áreas rurais;
  • Faixa 3: participa quem ganha entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000 por mês, para áreas urbanas, e R$ 52.800,01 e R$ 96.000 anuais, para áreas rurais.

Lembrando que todos os contratos, sejam novos ou antigos, de pessoas que recebem Bolsa Família, foram considerados quitados e os imóveis transferidos aos novos proprietários.

Existe alguma prioridade de atendimento no Minha Casa Minha Vida 2024?

De acordo com o Ministério das Cidades, o atendimento às famílias em situação de rua, com mulheres em posição de chefe de família e famílias com crianças, adolescentes, idosos ou pessoas com deficiência são prioritários.

Além disso, casos de calamidade, vulnerabilidade e desocupação de imóvel para obra federal ou estadual também são considerados prioridade.

Para mais informações básicas sobre o Minha Casa Minha Vida 2024, confira o Guia dos Beneficiários do Ministério das Cidades.

Para os beneficiários interessados na isenção, é necessário fazer o cadastro pelo CRAS da sua cidade e verificar os pré-requisitos de documentação, lembrando que é proibida qualquer cobrança para o cadastro.

Para os outros beneficiários, o financiamento é liberado pela Caixa, então basta ir até a agência com sua proposta, seja individual ou por meio de construtora.