Meu cartão de débito deu Erro 12, o que é?

Ao realizar uma transação, meu cartão de débito apresentou o código de erro 12. Alguém pode me explicar o que esse código indica e como posso resolver? Agradeço pela ajuda da comunidade!

5 curtidas

O erro 12 no seu cartão de débito pode ter diversas causas, mas geralmente está relacionado a um problema de comunicação entre a máquina de cartão e o sistema da operadora do cartão.

Possíveis causas:

  • Falha na comunicação: Pode ser um problema na própria máquina de cartão, na rede de internet da loja ou no sistema da operadora do cartão.
  • Cartão com defeito: O chip do seu cartão pode estar danificado ou com problemas de leitura.
  • Dados incorretos: Verifique se o número do cartão, a data de validade e o código de segurança estão corretos.
  • Limite excedido: Você pode ter atingido o limite do seu cartão de débito.
  • Cartão bloqueado: Seu cartão pode ter sido bloqueado por motivos de segurança ou por falta de pagamento.
5 curtidas

Então, quando você se depara com o código 12 de erro no seu cartão, isso geralmente indica que a transação foi recusada pelo banco emissor do cartão. Uma das causas possíveis para esse erro é o bloqueio temporário do cartão por questões de segurança.

Isso pode acontecer se o banco detectar atividades suspeitas na sua conta, como transações em locais incomuns, e decidir bloquear o cartão como medida de proteção contra fraudes.

Uma vez, apareceu para mim uma notificação referente à lançamentos nacionais Bradesco. Mas, como eu não sabia do que se tratava, acabei dizendo que não reconhecia a compra.

Outra razão para o código 12 pode ser a falta de saldo ou limite disponível no seu cartão. Se você estiver no limite do crédito ou se não houver saldo suficiente na sua conta, a transação pode ser recusada com esse código.

Se isso acontecer, é importante entrar em contato com o banco emissor do seu cartão para entender melhor o motivo da recusa e resolver a situação.

4 curtidas

@igor, então, o número de erro e o texto do erro varia um pouco de uma operadora de máquina de cartão para outra. Porém, acontecem mais ou menos pelos mesmos motivos.

Normalmente, ocorre apenas se você digitar manualmente o número do cartão e ele for digitado incorretamente. Verifique se tudo está correto e execute o cartão novamente.

Esse código geralmente é retornado pelo emissor quando eles não aceitam a transação. Isso pode ocorrer quando uma transação no mesmo valor e comerciante é tentada várias vezes rapidamente para o mesmo cartão. O titular do cartão deve entrar em contato com o banco emissor.

4 curtidas

Aline, valeu pelo retorno. Realmente, foi mais ou menos o que aconteceu, eu errei o número do cartão e tentei novamente, e deu certo.

Mas além disso, deu uma vez na maquininha… E não tentamos várias vezes. Então não sei o que pode ter sido nesse caso. Vou ter que tentar contato para saber direito mesmo. Obrigado!

4 curtidas

Bom saber que o cartão pode ser bloqueado… Eu tentei digitar os números e errei, mas aí tentei de novo em uma maquininha e não foi.

Vou buscar saber se bloqueou por algum motivo e tentar pedir outro para o meu banco… Valeu mesmo!

4 curtidas

É bom ver mesmo se não bloqueou, porque é maior dor de cabeça!! Já liga o quanto antes para a emissora do cartão para entender e, se for o caso, pedir outro

4 curtidas

Tava dando uma olhada aqui, e o que eu encontrei foi isso: Aparece quando você efetua uma transação inválida. Isso pode acontecer quando você tenta passar no débito um cartão que só aceita compras no crédito ou vice-versa.

Será que você não errou na hora de passar na maquininha, ou o atendente escolheu o modo errado?

3 curtidas

Pessoal, aproveitem para conferir novos tópicos onde outros usuários compartilham experiências e soluções para problemas como esse.

Dê uma olhada nas discussões disponíveis; você pode encontrar exatamente o que precisa para resolver o seu problema:

4 curtidas