Estou começando agora e ainda não tenho CNPJ. Posso usar normalmente com CPF?
Você pode sim usar maquininha com CPF, principalmente quando está começando como autônomo ou pequeno vendedor.
A maioria das empresas permite cadastro como pessoa física. A diferença é que algumas funcionalidades ou taxas podem ser melhores quando você tem CNPJ.
Eu comecei usando maquininha com CPF e funcionou normalmente. Recebia os pagamentos direto na conta pessoal.
Só depois que formalizei como MEI percebi algumas vantagens, como taxas menores e mais opções de antecipação.
Não é obrigatório ter CNPJ para usar maquininha. Empresas como PagSeguro, Mercado Pago e SumUp aceitam CPF no cadastro.
Isso facilita bastante para quem está começando e ainda não formalizou o negócio.
Se você pensa em crescer o negócio, pode valer a pena abrir um CNPJ no futuro. Com isso, além da maquininha, você consegue acesso a melhores condições bancárias e separa melhor suas finanças pessoais das profissionais.
Eu uso maquininha com CPF e nunca tive problema. Só fico atento às taxas e aos limites. Para quem está começando, é uma forma prática de testar o negócio sem burocracia.
Caso queira abrir conta para organizar melhor as vendas, você pode usar bancos digitais como Banco Inter ou Nubank, que permitem abrir conta de forma simples.
Isso ajuda a separar melhor os recebimentos da maquininha.
Outra opção é abrir conta como MEI em bancos como C6 Bank ou até mesmo no próprio Mercado Pago, que já integra com a maquininha.
Isso facilita bastante a gestão do dinheiro no dia a dia.
No geral, começar com CPF é totalmente possível e comum. O importante é manter controle das vendas e dos recebimentos.
Depois, se o negócio crescer, vale migrar para CNPJ para ter mais benefícios e organização financeira.