O Bolsa Família, programa essencial de assistência social no Brasil, continua a ser uma tábua de salvação para milhões de famílias em todo o país.
Com a retomada dos pagamentos em setembro de 2024, os beneficiários estão atentos às novidades sobre os valores das parcelas e às datas de recebimento.
Novo valor e benefícios adicionais
O valor base do Bolsa Família permanece em R$ 600, mas famílias que cumprem requisitos específicos podem receber valores adicionais. Esses acréscimos incluem:
R$ 150 por criança de até 6 anos.
R$ 50 para gestantes.
R$ 50 para jovens de 7 a 17 anos e bebês de até 6 meses.
Esses benefícios adicionais são importantes para garantir um apoio financeiro mais robusto às famílias em situação de vulnerabilidade.
Calendário de pagamentos de setembro
O calendário de pagamentos de setembro é organizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), garantindo um fluxo de distribuição ordenado:
NIS Final
Data de Pagamento
1
18 de setembro
2
19 de setembro
3
20 de setembro
4
21 de setembro
5
22 de setembro
6
25 de setembro
7
26 de setembro
8
27 de setembro
9
28 de setembro
0
29 de setembro
Regras e compromissos para recebimento
Para garantir o recebimento integral do benefício, as famílias devem seguir algumas regras importantes:
Acompanhamento pré-natal para gestantes.
Calendário de vacinação atualizado para crianças.
Avaliação nutricional das crianças menores de 7 anos.
Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para os jovens de 6 a 18 anos que não concluíram a educação básica.
Atualização do Cadastro Único a cada 24 meses.
O descumprimento dessas exigências pode resultar na suspensão ou bloqueio do benefício, comprometendo o suporte financeiro oferecido pelo programa.
Consultando seu benefício
Os beneficiários podem consultar o valor exato a receber em setembro utilizando diversos canais:
Aplicativo Caixa Tem: Uma opção prática e rápida para conferir o saldo do benefício.
Site da Caixa Econômica: Permite o acesso a informações detalhadas e consulta do extrato de pagamento.
Agências da Caixa Econômica: A consulta também pode ser realizada pessoalmente em qualquer agência.
Mantendo a assistência financeira
O Bolsa Família, com sua estrutura robusta e contínua adaptação às necessidades das famílias brasileiras, permanece um pilar fundamental no combate à pobreza.
O cumprimento das regras estabelecidas pelo programa não só garante a continuidade do benefício, mas também reforça a importância da educação, saúde e bem-estar das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Estou com uma dúvida sobre o novo calendário do Bolsa Família. Parece que agora tem alguns adicionais para famílias com crianças pequenas e gestantes, mas não entendi muito bem como funciona. Alguém pode me explicar melhor? E como faço para consultar o valor que vou receber?
Oi, @wilsonalves, tudo bem? Se você tem filhos de até 6 anos, você vai receber um adicional de R$ 150 por cada criança.
E se tiver gestante na família, ganha mais R$ 50. O mesmo valor também vale para jovens entre 7 e 17 anos e bebês de até 6 meses. Eu achei uma boa ajuda, ainda mais pra quem tá com as despesas apertadas!
Só queria acrescentar que, para garantir esses benefícios, é necessário manter o calendário de vacinação das crianças em dia e que os pequenos estejam frequentando a escola.
Também é importante o acompanhamento nutricional. Você já verificou essas exigências, @wilsonalves? Como foi pra você?
Para consultar o valor que você vai receber, você pode usar o aplicativo Caixa Tem, que é bem fácil de acessar. Você só precisa entrar com o seu login e o número do NIS.
Se preferir, também pode ir direto no site da Caixa Econômica ou até numa agência. Vai do gosto de cada um
Obrigada por explicar, @sophiarodrigues Eu estava preocupada com essas exigências. Você sabe como faço para provar que estou cumprindo tudo isso? E, só para confirmar, essas regras são as mesmas para todas as idades dos filhos?
Eu também uso o Caixa Tem, mas fiquei sabendo que tem gente que prefere consultar pessoalmente nas agências porque já aproveita para tirar outras dúvidas com o atendente.
Cada um com sua preferência, né? Alguém aqui já teve problema com o aplicativo ou no site? Eu sempre achei tranquilo, mas queria saber se é só comigo
Sobre provar que você está cumprindo as exigências, geralmente você não precisa levar nada na mão.
Os dados de vacinação e frequência escolar são enviados automaticamente para o sistema do Bolsa Família, desde que você mantenha tudo atualizado nas unidades de saúde e na escola. Mas, se tiver dúvida, vale a pena perguntar na escola ou no posto de saúde.
Ah, e essas regras de vacinação e frequência são para todas as idades sim, mas o percentual de frequência escolar exigido varia um pouco dependendo da idade das crianças
Isso pode acontecer porque o seu cadastro está desatualizado, @luanalima. Recomendo você ir numa agência da Caixa para averiguar se está tudo direitinho. Não é normal isso acontecer.