Vejo boas taxas em títulos prefixados, mas tenho medo das oscilações. Quais são os riscos reais desse tipo de investimento?
Renda fixa prefixada pode parecer totalmente segura, mas tem riscos sim. O principal é a marcação a mercado.
Se os juros subirem depois da aplicação e você precisar vender antes do vencimento, pode acabar tendo prejuízo.
O investimento prefixado funciona muito bem se você conseguir manter o dinheiro aplicado até o vencimento.
Nesse caso, a taxa combinada é respeitada. O problema acontece quando o cenário muda e você precisa resgatar antes do prazo.
Muita gente acha que renda fixa não oscila, mas no prefixado isso acontece. As variações não são um problema se você não vender antes.
Sem planejamento, o investidor pode acabar realizando prejuízo desnecessário.
Prefixado é interessante quando as taxas estão altas, mas não deve ser usado para todo o dinheiro.
Se os juros subirem mais no futuro, você fica preso a uma taxa menor por um bom tempo.
Eu só invisto em prefixado com dinheiro que sei que não vou precisar no curto prazo.
Como o preço do título oscila no meio do caminho, ele não é indicado para reserva de emergência.
O maior risco do prefixado não é o calote, mas o cenário econômico mudar.
Se a inflação ou os juros subirem muito, o rendimento combinado pode perder atratividade frente a outros investimentos.
Para quem entende como funciona, o prefixado pode ser uma boa oportunidade. Mas é preciso ter disciplina emocional para ver oscilações temporárias sem entrar em pânico e vender no momento errado.
Antes de investir em renda fixa prefixada, vale pensar bem no prazo e no objetivo. Se você não tolera ver variações no valor do investimento, talvez seja melhor optar por títulos pós-fixados.