Estou em dúvida entre comprar um imóvel para investir ou aplicar em FIIs. Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?
Eu já pensei bastante nisso e vejo o imóvel físico como algo mais palpável, mas que dá trabalho. Tem manutenção, inquilino, imposto e burocracia.
Já os FIIs são mais simples, você investe pela corretora e recebe renda mensal sem dor de cabeça, mas precisa lidar com oscilações no preço das cotas.
No imóvel físico, você tem controle total, pode reformar, escolher inquilino e até vender quando quiser.
Por outro lado, exige muito capital inicial. Nos FIIs, com pouco dinheiro já dá pra investir e diversificar em vários imóveis diferentes, o que reduz riscos.
Gosto dos FIIs pela praticidade. Compro tudo pela corretora e acompanho minha carteira pelo Investidor10, que ajuda bastante a ver rendimentos e evolução.
No imóvel físico, você depende mais de terceiros e pode ficar meses sem renda se o imóvel ficar vazio.
Imóvel físico faz mais sentido pra quem pensa em longo prazo e não se importa em lidar com gestão.
Já os FIIs são mais líquidos, você pode vender as cotas rapidamente. Essa flexibilidade pesa muito na minha decisão hoje.
Uma vantagem do imóvel físico é a possibilidade de valorização com o tempo, principalmente em boas regiões.
Mas FIIs também têm potencial de valorização e ainda pagam renda mensal. Eu acompanho dados no Investidor10 antes de decidir em quais fundos investir.
FIIs sofrem mais com oscilações de mercado e juros altos, o que assusta quem não está acostumado.
Já o imóvel físico é menos volátil no dia a dia, mas isso não significa que não tenha riscos, como inadimplência e custos inesperados.
Pra quem está começando, FIIs costumam ser mais acessíveis. Dá pra investir por corretoras e até por alguns bancos que oferecem renda variável. Imóvel físico exige planejamento maior, entrada alta e custo contínuo.
No fim, acho que não existe melhor ou pior, e sim o que faz sentido pra você. Eu prefiro FIIs pela praticidade e diversificação, mas entendo quem gosta do imóvel físico pela segurança emocional. Muitos acabam combinando os dois na carteira.