Investir em imóvel físico ou em fundos imobiliários?

Estou em dúvida entre comprar um imóvel para investir ou aplicar em FIIs. Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?

5 curtidas

Eu já pensei bastante nisso e vejo o imóvel físico como algo mais palpável, mas que dá trabalho. Tem manutenção, inquilino, imposto e burocracia.

Já os FIIs são mais simples, você investe pela corretora e recebe renda mensal sem dor de cabeça, mas precisa lidar com oscilações no preço das cotas.

5 curtidas

No imóvel físico, você tem controle total, pode reformar, escolher inquilino e até vender quando quiser.

Por outro lado, exige muito capital inicial. Nos FIIs, com pouco dinheiro já dá pra investir e diversificar em vários imóveis diferentes, o que reduz riscos.

5 curtidas

Gosto dos FIIs pela praticidade. Compro tudo pela corretora e acompanho minha carteira pelo Investidor10, que ajuda bastante a ver rendimentos e evolução.

No imóvel físico, você depende mais de terceiros e pode ficar meses sem renda se o imóvel ficar vazio.

5 curtidas

Imóvel físico faz mais sentido pra quem pensa em longo prazo e não se importa em lidar com gestão.

Já os FIIs são mais líquidos, você pode vender as cotas rapidamente. Essa flexibilidade pesa muito na minha decisão hoje.

5 curtidas

Uma vantagem do imóvel físico é a possibilidade de valorização com o tempo, principalmente em boas regiões.

Mas FIIs também têm potencial de valorização e ainda pagam renda mensal. Eu acompanho dados no Investidor10 antes de decidir em quais fundos investir.

5 curtidas

FIIs sofrem mais com oscilações de mercado e juros altos, o que assusta quem não está acostumado.

Já o imóvel físico é menos volátil no dia a dia, mas isso não significa que não tenha riscos, como inadimplência e custos inesperados.

5 curtidas

Pra quem está começando, FIIs costumam ser mais acessíveis. Dá pra investir por corretoras e até por alguns bancos que oferecem renda variável. Imóvel físico exige planejamento maior, entrada alta e custo contínuo.

5 curtidas

No fim, acho que não existe melhor ou pior, e sim o que faz sentido pra você. Eu prefiro FIIs pela praticidade e diversificação, mas entendo quem gosta do imóvel físico pela segurança emocional. Muitos acabam combinando os dois na carteira.

5 curtidas