Vejo CDBs de bancos menores pagando bem mais que os grandes. Mesmo com o FGC, fico inseguro. Alguém já investe nesse tipo de produto?
@FelipeAraujo Cara, eu também ficava inseguro no começo. Acabei testando CDB no Sofisa Direto e foi uma boa surpresa.
Eles têm CDB com liquidez diária pagando em torno de 105% do CDI, bem acima da poupança e até de muitos CDBs “grandes”.
A parte que me deixou mais tranquilo é que ainda assim tenho a garantia do FGC até R$ 250 mil por CPF por banco se acontecer algo inesperado. Melhor começar pequeno pra ganhar confiança.
@FelipeAraujo Eu fiz algumas aplicações em CDB do Banco BMG depois de ver que eles davam taxas maiores que bancos tradicionais.
Não é nada arriscado além do comum: o BMG é instituição regulada pelo Banco Central e tem CDBs que às vezes passam de 110% do CDI.
Mesmo com essa taxa maior, eu deixei só uma parte que não preciso no curto prazo, porque claro que sempre fico de olho no vencimento e na cobertura do FGC.
@FelipeAraujo Olá. O que me tranquilizou muito foi entender melhor o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e ver que CDB do Banco Daycoval também aparece bem nas listas de rentabilidade. O Daycoval tem CDBs com taxas competitivas acima do CDI no prazo mais longo. Mantendo meus valores abaixo de R$ 250 mil, sei que tô protegido e ainda ganho um rendimento que compensa bem em comparação com a poupança.
@FelipeAraujo Oi, vou deixar a indicação desse vídeo aqui. Ele fala um pouco sobre o investimento em CDB:
@FelipeAraujo Eu também tinha muito receio de CDB de banco menor, então resolvi comparar só instituições que já estão há bastante tempo no mercado e que aparecem com frequência em rankings de renda fixa. A ideia não foi achar o “mais rentável”, mas entender se o prêmio de juros realmente compensava o risco percebido.
Montei uma comparação simples com CDBs que já vi disponíveis em corretoras e apps bancários nos últimos meses:
| Banco | Tipo de CDB | Rentabilidade típica | Liquidez | Observação prática |
|---|---|---|---|---|
| Sofisa Direto | CDB pós fixado | Em torno de 105% do CDI | Diária | Muito usado como reserva |
| Banco Daycoval | CDB pós fixado | Cerca de 104% do CDI | Diária | Estável, sem taxas agressivas |
| Banco BMG | CDB pós fixado | Próximo de 102% a 104% do CDI | Diária | Taxa depende do perfil |
| Banco Pine | CDB pós fixado | Acima de 105% do CDI em prazos fechados | No vencimento | Normalmente sem liquidez diária |
Depois de ver isso na prática, fiquei mais tranquilo. Não coloco todo o dinheiro em um único banco e sempre mantenho cada aplicação abaixo de R$ 250 mil para ficar coberto pelo FGC. No fim das contas, o risco acaba sendo mais de planejamento do que de perder o capital.