INSS suspende descontos de empréstimo consignado; veja quem pode ser afetado!

Olá, comunidade Net Dinheiro! Hoje vim compartilhar uma atualização importante sobre o INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança significativa todos os descontos de empréstimos consignados e mensalidades associativas foram suspensos automaticamente para beneficiários de aposentadorias e pensões.

Isso inclui tanto novos contratos quanto os já existentes.

Essa decisão foi tomada após auditorias e investigações, que identificaram falhas nos processos de desconto, com fraudes envolvidas.

A partir de agora, para retomar os descontos, será necessário fazer uma solicitação expressa ao INSS. Além disso, acordos de cooperação com entidades que estavam realizando cobranças indevidas foram suspensos, e novas parcerias estão proibidas temporariamente.

Se você já possui um empréstimo consignado ou paga mensalidades associativas, é importante saber que os descontos foram suspensos. Para continuar com os pagamentos, será preciso solicitar o desbloqueio diretamente ao INSS.

O que muda com a suspensão Impacto para o beneficiário
Suspensão automática de descontos Beneficiários de empréstimos consignados e mensalidades associativas terão os descontos suspensos automaticamente.
Necessidade de autorização para retomada Para que os descontos sejam retomados, é necessário que o beneficiário solicite o desbloqueio diretamente ao INSS.
Suspensão de acordos com entidades O governo suspendeu parcerias com entidades responsáveis por cobranças indevidas, impedindo novas cooperações temporariamente.

Fique atento às novidades e se você precisar de mais informações sobre como regularizar sua situação, não deixe de acompanhar os canais oficiais do INSS.

4 curtidas

Oi, gente! Eu li essa matéria sobre a suspensão dos descontos do INSS e fiquei em dúvida… Se eu já tenho um empréstimo consignado ativo, como vou fazer para retomar os pagamentos depois que eu solicitar o desbloqueio? Alguém já passou por isso?

5 curtidas

Eu também vi essa notícia e fui verificar no meu INSS. Pelo que entendi, você só vai conseguir retomar os descontos se solicitar diretamente ao INSS. Tem que acessar os canais oficiais e pedir o desbloqueio. Eles devem te dar mais detalhes sobre como será feito, mas imagino que será tudo por meio digital mesmo.

5 curtidas

Oi pessoal, só para complementar, se vocês tiverem dúvidas sobre o processo ou até mesmo sobre o empréstimo, vale a pena verificar se a instituição financeira também oferece algum suporte para liberar o desbloqueio. O INSS é responsável pela suspensão, mas as instituições que concederam o empréstimo também têm um papel importante nesse processo!

4 curtidas

Você tem que verificar no extrato do seu benefício.

5 curtidas

Vale lembrar, pessoal, que o bloqueio afeta tanto empréstimos consignados quanto mensalidades de entidades de classe.

5 curtidas

Muito obrigada, pessoal! Isso esclareceu minhas dúvidas! Vou verificar meu extrato e, se necessário, já vou atrás do desbloqueio. A informação de vocês foi super útil!

5 curtidas