INSS Lança Novo Calendário do BPC: Confira as Datas de Outubro!

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) divulgou recentemente o calendário atualizado para os pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) referentes ao mês de outubro.

O pagamento terá início no dia 25 de outubro, garantindo uma renda mínima para idosos e pessoas com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Diferentemente dos benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, o BPC não exige contribuições prévias ao INSS.

Para o mês de outubro, o valor do benefício será de [R$ 1.412,00 , que corresponde ao salário mínimo vigente.

Quem Tem Direito ao BPC?

Para ter acesso ao BPC, o solicitante deve atender a algumas condições:

Idosos: Ter 65 anos ou mais.

• Pessoas com Deficiência: Podem ser de qualquer idade, desde que apresentem comprovação da deficiência por meio de avaliação médica.

Além disso, a renda familiar per capita não pode ultrapassar R$ 218,00 mensais. Isso significa que o total da renda familiar deve ser dividido pelo número de membros da família.

Como Solicitar o BPC?

A solicitação pode ser feita diretamente pelo sistema “Meu INSS”, disponível tanto no site quanto no aplicativo. Siga estes passos:

1. Acesse o sistema: Entre no site ou aplicativo (disponível para Android e iOS).
  2. Selecione a opção de solicitação: Escolha entre “Benefício de Assistência à Pessoa Idosa” ou “Benefício de Assistência à Pessoa com Deficiência”.
  3. Preencha o formulário: Insira as informações pessoais solicitadas.
  4. Avaliação médica: Para PcDs, será necessária uma avaliação para comprovar a condição.

Informações sobre o Pagamento de Outubro

Os pagamentos do BPC serão realizados em um calendário escalonado, com base no penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) dos beneficiários.

Calendário de Pagamentos do BPC – Outubro

Último Número do Benefício Data do Pagamento
1 25 de outubro
2 28 de outubro
3 29 de outubro
4 30 de outubro
5 31 de outubro
6 1º de novembro
7 4 de novembro
8 5 de novembro
9 6 de novembro
0 7 de novembro

Os beneficiários têm até 45 dias para realizar o saque do benefício após a liberação do pagamento.

Como Consultar o Status do BPC?

Para verificar informações atualizadas sobre o BPC, os beneficiários podem usar o sistema “Meu INSS” seguindo estas etapas:

1. Acesse “Meu INSS”: Entre no portal com seu CPF e senha.
  2. Vá para “Extrato de Pagamento”: Localize esta opção no menu de funcionalidades.

As informações sobre os pagamentos estarão disponíveis na semana em que os depósitos começarem.

Revisão Cadastral do BPC

O INSS está realizando uma revisão dos dados cadastrais dos beneficiários. Aqueles que não estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à unidade mais próxima para regularizar sua situação.

Beneficiários com dados desatualizados há mais de dois anos também devem atualizar suas informações.

Criado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993, o BPC tem como objetivo garantir uma proteção mínima a cidadãos em situação de vulnerabilidade. O BPC é destinado a:

• Idosos: A partir de 65 anos.
  • Pessoas com Deficiência: Qualquer faixa etária, desde que comprovada a deficiência.

Principais Características

• Assistencial: O BPC não exige contribuições ao INSS.
  • Renda Familiar: A concessão do benefício depende de uma renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo.

Importância Social

O BPC é fundamental na proteção social brasileira, proporcionando uma renda mínima para milhões de pessoas que, sem esse suporte, poderiam enfrentar extrema vulnerabilidade. Sua implementação tem contribuído para a redução da pobreza e promoção da dignidade.

Nos últimos anos, o governo tem se esforçado para aprimorar o acesso e a gestão do BPC, tornando a solicitação mais simples e eficiente, especialmente através da digitalização dos serviços, como a plataforma “Meu INSS”.

6 curtidas

Oi, pessoal! Fiquei sabendo que os pagamentos do BPC começam no dia 25 de outubro. Alguém sabe se o valor é sempre o mesmo ou muda todo mês?

7 curtidas

Eu não recebo o BPC, mas estou ajudando minha avó a se inscrever. Alguém tem dicas sobre como preencher o formulário no “Meu INSS”?

7 curtidas

O valor do BPC é baseado no salário mínimo, então ele pode mudar anualmente, mas, até onde eu sei, por enquanto é R$ 1.412,00.

6 curtidas

É bem simples! Primeiro, acesse o site ou o app do “Meu INSS”. Depois, escolha a opção de solicitação e preencha os dados dela. Ah, e não esqueça da avaliação médica se ela tiver alguma deficiência!

6 curtidas

Eu ouvi que tem revisão cadastral do BPC. Como funciona isso? Minha tia está preocupada, pois não sabe se precisa atualizar alguma coisa.

7 curtidas

INSS está revisando os dados. Se a sua tia não está inscrita no CadÚnico, ela precisa ir ao CRAS para regularizar a situação. Se estiver com dados desatualizados há mais de dois anos, também é bom atualizar. Isso evita problemas na hora do saque.

7 curtidas

Obrigada, E sobre a consulta do status do BPC? É fácil?

7 curtidas

Super fácil, Você só precisa acessar “Meu INSS”, colocar seu CPF e senha, e ir na opção de “Extrato de Pagamento”.

6 curtidas