Guardar dinheiro em dólar faz sentido para pessoa física?

Com a alta do dólar, pensei em comprar moeda estrangeira como proteção. Para quem mora no Brasil e ganha em real, isso vale a pena?

6 curtidas

Faz sentido sim, mas com moderação. Guardar uma parte do patrimônio em dólar pode funcionar como proteção, principalmente pra quem vive no Brasil e ganha em real.

O erro é achar que isso vai ser investimento de curto prazo. Pra mim, é mais uma forma de diversificar.

5 curtidas

Eu vejo o dólar mais como seguro do que como investimento. Não rende por si só, mas ajuda a proteger o poder de compra quando o real desvaloriza.

Da uma olhada nesse vídeo, pode te ajudar. Acho válido ter uma pequena parte, mas não colocaria tudo nisso.

7 curtidas

Depende muito do seu objetivo. Se você pensa em viajar, estudar fora ou até consumir produtos em dólar, faz sentido.

Agora, se a ideia for ganhar dinheiro com a alta do câmbio, aí já entra em especulação, o que pode dar errado.

5 curtidas

Uma coisa importante: comprar dólar físico e deixar parado não rende nada. Eu prefiro ter exposição ao dólar via investimentos (fundos cambiais, ETFs ou até conta internacional), porque pelo menos não fico só dependente da cotação.

5 curtidas

Pra quem ganha em real, ter um pouco em dólar ajuda a reduzir riscos, mas não resolve tudo. O ideal é pensar em diversificação: um pouco em renda fixa, um pouco em renda variável e, se fizer sentido, uma parte em moeda forte.

5 curtidas

Eu comecei comprando pouco, mais pra entender como funcionava. O que aprendi é que dólar não é garantia de lucro.

Ele sobe e desce. Então vale a pena só se você estiver confortável com essas oscilações e não precisar do dinheiro no curto prazo.

5 curtidas

Muita gente entra nessa só porque o dólar está alto, mas isso pode ser perigoso. Comprar na alta achando que vai subir pra sempre nem sempre funciona. Pra mim, dólar é proteção de longo prazo, não aposta.

5 curtidas

Se você quer se proteger da desvalorização do real, faz sentido sim ter dólar. Mas não precisa ser físico nem um valor alto.

Hoje existem várias formas simples de ter exposição à moeda estrangeira, o importante é entender o porquê antes de comprar.

5 curtidas