Com o FGTS futuro, cerca de 60 mil famílias poderão facilitar a compra da casa própria com o fundo reserva. Descubra se você será uma delas.
O FGTS Futuro é uma nova forma de usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir a casa própria, que ainda está em processo de aprovação do comitê do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mas com grande chance de sair.
A ideia é aplicar esses valores na renda presumida no momento do financiamento, o que criaria contratos mais interessantes e diminuiria as taxas e a quantidade de parcelas, de forma parecida com o adiantamento do saque-aniversário oferecido no momento.
Como vai funcionar o FGTS Futuro e quem será contemplado?
O FGTS futuro vai comprometer futuros depósitos do FGTS para oferecer benefícios no financiamento do Minha Casa Minha Vida, visando oferecer um reforço à renda apresentada no momento da contração do financiamento.
Desta forma, com esse valor a mais na renda, o contrato teria menos parcelas, juros menores e a parcela seria a mesma, com o condicionamento do uso do FGTS que o trabalhador ainda não recebeu.
Ainda existem detalhes que não foram anunciados, como por exemplo como o programa vai funcionar no caso de demissão do trabalhador, embora existam declarações de que existirá algum tipo de mecanismo de carência nestes casos, de cerca de 6 meses.
Inicialmente a ideia do FGTS Futuro vai atender a primeira faixa do Minha casa minha vida, para famílias com renda até R$2640,10 mensais, mas a ideia é contemplar todas as faixas, até R$8000,00 mensais.
Quando essa nova forma de usar o FGTS estará disponível?
De acordo com as informações obtidas, o mais provável é que este novo benefício esteja disponível apenas no segundo semestre, pois o FGTS futuro precisa passar, além da aprovação do comitê do fundo, também pelas diretivas de implementação da Caixa.
Isto porque, mesmo depois de todas as regras definidas e publicadas, ainda será necessário aguardar o prazo de 90 dias para que a operação deste novo tipo de financiamento seja criada.
É importante deixar claro que o FGTS Futuro ainda é um projeto, o que significa que ainda existem mudanças grandes que podem acontecer entre este projeto e a versão final deste apoio que será aplicada.
Ainda assim, ganha o trabalhador de baixa renda, que vai receber uma nova forma de aliviar as parcelas da casa própria e finalmente sair do aluguel.
Quem adiantou parcelas do saque aniversário vai poder fazer o FGTS Futuro?
Ainda não existe confirmação sobre as regras definitivas do programa, mas seguindo a lógica, como é para o financiamento da casa própria, provavelmente o trabalhador terá acesso aos fundos que não foram bloqueados com o empréstimo.
Lembrando que você não consegue, mesmo que deseje, adiantar todo o saldo da conta do FGTS, pois apenas cerca de 50% do saldo fica disponível nesta possibilidade. Sendo assim, o mais provável é que seja possível ter o adiantamento do saque-aniversário e o FGTS Futuro ao mesmo tempo.