Estou pensando em pegar um consignado por causa dos juros baixos, mas tenho medo de virar uma bola de neve. Alguém já passou por isso?
Já utilizei empréstimo consignado e, de fato, os juros são bem mais baixos do que cartão de crédito ou cheque especial. Porém, o maior cuidado é lembrar que a parcela é descontada direto do salário.
Isso dá uma falsa sensação de tranquilidade. Se você não planejar bem, pode acabar comprometendo demais a renda mensal e sentindo o impacto no longo prazo.
O consignado pode ser vantajoso quando usado com estratégia. No meu caso, utilizei para quitar dívidas com juros altos e organizar o orçamento.
Funcionou bem porque fiz as contas antes e sabia exatamente quanto poderia comprometer do salário. O problema começa quando a pessoa usa o consignado para consumo ou gastos não essenciais.
Os juros baixos realmente chamam atenção, mas o risco está no acúmulo. Já vi pessoas pegarem um consignado pequeno, depois outro, e quando perceberam tinham boa parte do salário comprometida.
Como o desconto é automático, você acaba se adaptando a ganhar menos sem perceber, o que pode virar uma bola de neve com o tempo.
Usei consignado durante um período complicado financeiramente e foi uma boa solução naquele momento. Mas precisei ter muito controle.
Ele ajuda, sim, mas não resolve desorganização financeira. Se a pessoa não ajustar gastos e continuar usando crédito sem planejamento, o consignado vira só mais uma dívida fixa no orçamento.
O empréstimo consignado é interessante principalmente para quem tem renda estável, como servidores públicos e aposentados.
Mesmo assim, é essencial analisar o prazo e o valor das parcelas. Juros baixos não significam custo baixo se o prazo for longo demais. Planejamento é o que define se vale a pena ou não.
Muita gente entra no consignado achando que é dinheiro fácil, e esse é o maior erro. Como a aprovação é rápida, você pode acabar pegando mais do que precisa.
Eu só recomendo se houver um objetivo claro, como quitar uma dívida mais cara ou resolver uma emergência real.
O consignado pode ser útil, mas tem pontos positivos e negativos que precisam ser avaliados com calma antes da contratação:
Prós:
-
Juros menores que outras modalidades
-
Parcelas fixas e previsíveis
-
Fácil aprovação
Contras:
-
Desconto direto no salário
-
Compromete renda por longo prazo
-
Pode incentivar endividamento contínuo
Se não houver controle, o risco de virar bola de neve existe sim.
Minha experiência foi mista. No começo, ajudou bastante por causa dos juros baixos, mas depois senti o peso das parcelas fixas todo mês.
O segredo é entender que consignado não aumenta renda, só antecipa dinheiro. Se você não ajustar seus gastos, a sensação de sufoco aparece rápido.