Segurados do INSS podem solicitar antecipação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) 2024 em determinadas condições. Pedido pode ser realizado pelo Meu INSS.
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter antecipação de benefícios da Previdência Social, como o Benefício de Prestação Continuada - BPC 2024, em determinadas situações.
O BPC realiza a liberação de um salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.412,00, para idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
As regras para a realização do pedido são definidas pelo Governo Federal e a parcela adiantada costuma ser descontada de pagamentos futuros do BPC.
Como funciona a antecipação do BPC 2024?
O Governo Federal prevê a antecipação do BPC 2024 em situações de calamidade pública. Em outras palavras, a liberação do benefício pode ser antecipada em cidades castigadas por enchentes e alagamentos, por exemplo.
Recentemente, inclusive, uma parcela do BPC 2024 foi adiantada para um grupo de moradores do estado do Rio de Janeiro incluídos na lista de beneficiários.
O adiantamento foi realizado em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas registradas em janeiro no estado.
Diversos municípios cariocas solicitaram o reconhecimento do estado de emergência ou calamidade pública, o que motivou a antecipação do pagamento do benefício.
Embora a parcela adiantada seja descontada de pagamentos futuros do BPC, essa cobrança acontece sem juros, o que garante uma facilidade de pagamento ao beneficiário do programa social.
Quem tem direito ao BPC 2024?
Têm direito ao BPC 2024 idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência (de qualquer idade); contudo, alguns requisitos precisam ser respeitados. Por exemplo:
- O interessado deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
- A família do requerente deve ter baixa renda.
- O cálculo da renda média familiar mensal não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa.
Assim sendo, se você se enquadra nos requisitos mencionados acima, veja como solicitar a liberação do BPC 2024:
- Após se inscrever no Cadastro Único, acesse a plataforma do Meu INSS.
- Faça o login usando sua conta Gov.br.
- Ao entrar na plataforma, clique na opção ‘Novo Pedido’.
- Digite ‘benefício assistencial’ no campo correspondente.
- Na lista apresentada, localize e selecione a opção ‘Benefício de Prestação Continuada’.
- Por fim, leia as instruções na tela e siga as orientações fornecidas para concluir o processo.
https://meu.inss.gov.br/#/login
Após realizar a solicitação, é possível acompanhar o andamento do pedido por meio dos canais virtuais de atendimento, como o Meu INSS e a central 135. No Meu INSS, basta acessar e selecionar a opção “Consultar Pedidos”.
Por fim, de acordo com informações do próprio órgão, a análise e resultado do BPC costumam levar, em média, 45 dias.
Todavia, esse prazo pode ser prorrogado caso haja exigências adicionais ou necessidade de uma avaliação mais detalhada da documentação fornecida.