Tenho algumas dívidas com juros médios, mas também queria começar a investir. Vale a pena fazer as duas coisas ou focar 100% em quitar tudo primeiro?
@FabricioFarias Eu passei exatamente por isso no ano passado e resolvi organizar no papel para decidir. No meu caso, olhar os números friamente ajudou muito. Fiz uma comparação simples entre pagar dívida e investir ao mesmo tempo, considerando juros médios de cartão parcelado e um investimento conservador.
| Situação | Dívida com juros médios | Investimento conservador |
|---|---|---|
| Taxa ao mês | 3% | 0,8% |
| Impacto no caixa | Negativo e crescente | Positivo e gradual |
| Risco | Alto se atrasar | Baixo |
| Benefício psicológico | Alívio ao quitar | Disciplina e constância |
Quando vi assim, ficou claro que qualquer investimento conservador não bateria os juros da dívida. O que fiz foi quitar tudo que passava de 1% ao mês e, ao mesmo tempo, deixar um valor pequeno em Tesouro Selic só para criar o hábito de investir. Depois que as dívidas acabaram, já tinha rotina e reserva montada para partir para CDBs e fundos simples.
@FabricioFarias Bom, em quase todos os cenários, dívidas com juros médios ou altos funcionam como um investimento negativo. Nenhuma aplicação conservadora vai render mais do que o custo dessas dívidas. Por isso, a lógica financeira pura aponta para quitar primeiro.
Mas tem um detalhe importante que muita gente ignora. Investir não é só rendimento, é comportamento. Se você espera ficar totalmente livre de dívidas para só então começar, pode acabar adiando indefinidamente. O meio termo costuma funcionar melhor. Quitar agressivamente as dívidas enquanto constrói uma reserva de emergência em algo simples como Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária. Depois disso, o caminho fica muito mais claro para renda fixa, fundos imobiliários e até renda variável com calma.
@FabricioFarias Eu sigo uma regra bem prática que aprendi vendo conteúdos de educação financeira e aplicando na minha vida. Para resumir meu raciocínio:
-
Dívida com juros acima de 1% ao mês entra como prioridade absoluta de quitação
-
Reserva de emergência vem antes de qualquer investimento mais arriscado
-
Investimentos iniciais devem ser simples e líquidos, como Tesouro Selic ou CDB diário
Fazer tudo ao mesmo tempo sem critério só gera ansiedade. Quando organizei assim, consegui pagar dívidas mais rápido e ainda manter um dinheiro separado rendendo, mesmo que pouco. Depois, migrei parte para CDBs de prazo maior e fundos imobiliários, sempre aos poucos.
@FabricioFarias Esse vídeo aqui é perfeito para solucionar exatamente as suas dúvidas sobre qual a melhor opção:
@FabricioFarias Assim, se a dívida não está tirando seu sono e tem juros realmente médios, dá para equilibrar. No meu caso, eu tinha um parcelamento controlado e decidi fazer duas coisas em paralelo. Acelerava o pagamento sempre que entrava um extra e investia um valor fixo todo mês.
Comecei com CDB de liquidez diária e depois passei para fundos imobiliários para gerar renda mensal. Isso me manteve motivada, porque via o patrimônio crescer mesmo enquanto pagava o que devia. Só não recomendo isso para quem está no rotativo ou no cheque especial. Aí é apagar incêndio primeiro.
A resposta curta é depende da taxa da dívida e do seu perfil. A resposta longa é que quase ninguém se arrepende de quitar dívida cara primeiro. O erro comum é achar que investir cedo vai compensar juros altos, o que raramente acontece.
Minha sugestão prática é bem simples. Liste todas as dívidas, veja a taxa real e elimine as mais caras. Enquanto isso, deixe pelo menos um valor simbólico investido todo mês em algo seguro. Isso cria disciplina e evita aquela sensação de estar sempre começando do zero. Depois que as dívidas acabam, você já está pronto para avançar para investimentos mais interessantes, como renda fixa de médio prazo e renda variável com estratégia.