Despesas médicas realmente ajudam a pagar menos imposto?

Tive vários gastos com consulta, exames e dentista no último ano, e me falaram que isso pode ajudar na declaração. Minha dúvida é se essas despesas realmente reduzem o valor do imposto e quais comprovantes eu preciso guardar.

5 curtidas

Reduz sim.

Incluí consultas, exames e plano de saúde. Quando o sistema recalculou, apareceu um valor maior de restituição do que eu esperava.

5 curtidas

Faz diferença sim! Mas é importante ter todos os recibos pra declarar certinho. Eu já tive recibo que não tinha todas as informações e fiquei na mão na hora de declarar o Imposto-De-Renda.

Depois disso, passei a prestar mais atenção. Hoje só considero válido quando o recibo tem nome completo, CPF ou CNPJ do profissional, descrição do serviço e valor. Porque se a Receita pedir comprovação você precisa apresentar tudo certinho.

5 curtidas

Oi, Luiz!

Sim, despesas médicas realmente podem ajudar a pagar menos imposto, e em muitos casos fazem bastante diferença na declaração.

Funciona assim: quando você faz a declaração no modelo completo, gastos com saúde podem ser abatidos da base de cálculo do imposto. Isso significa que o valor sobre o qual o imposto é calculado diminui.

Resultado: você pode pagar menos imposto ou até aumentar sua restituição.

O que muita gente não sabe é que não existe limite para dedução de despesas médicas, diferente de educação, por exemplo. Então, dependendo do quanto você gastou, a dedução pode ser grande.

Agora, nem todo gasto entra automaticamente. Os principais que costumam ser aceitos são:

Tipo de despesa Pode deduzir? Observações importantes
Consultas médicas Sim Precisa de recibo com CPF/CNPJ do profissional
Exames laboratoriais Sim Inclui exames de rotina e especializados
Dentista / tratamento odontológico Sim Limpeza, canal, aparelho, tudo entra
Psicólogo / fisioterapia Sim Profissionais devem ser registrados
Plano de saúde Sim Valor total pago no ano pode ser declarado
Internações / cirurgias Sim Inclui hospital, médicos e procedimentos
Medicamentos (farmácia) Não (geral) Só entram se estiverem na conta hospitalar
Óculos / lentes Não Não são considerados despesas médicas dedutíveis
Procedimentos estéticos Não (geral) Só entram se tiverem finalidade médica comprovada

Como a colega falou, é muito importante ter os comprovantes corretos. A Receita pode pedir isso se houver alguma verificação. O ideal é guardar:

• recibos ou notas fiscais com nome do paciente

• CPF ou CNPJ do profissional ou clínica

• descrição do serviço prestado

• data e valor

Uma coisa que já vi dar problema é declarar gasto sem comprovante válido ou com informação incompleta. Isso pode resultar em malha fina.

Eessas despesas só fazem diferença real se você optar pela declaração completa. Na simplificada, elas não entram no cálculo, porque já existe um desconto padrão.

6 curtidas

Oi, Luiz! Recomendo consultar um contador, ele pode te explicar melhor como fazer e qual modelo de declaração funciona pra você e suas despesas.

Recomendo também esse vídeo pra entender pelo menos o básico:

https://youtu.be/alRnlYVazA8?si=02CTM9KJcne80y9b

5 curtidas

No meu caso aconteceu o contrário do que eu esperava.

Eu tive alguns gastos médicos, coisa de R$ 1.500 no ano, e achei que ia ajudar bastante, mas quando comparei com a declaração simplificada, não fez diferença nenhuma kkkk

O desconto padrão da simplificada era maior do que minhas despesas. Então mesmo tendo gasto com saúde, a completa não compensou.

Foi aí que entendi que tem que ser um valor relevante para valer a pena.

5 curtidas