Em quais situações adicionar dependentes reduz (ou aumenta) o imposto?
Incluir dependente no IR pode valer a pena quando ele não tem renda própria ou tem renda baixa. Isso porque você ganha uma dedução fixa por dependente e ainda pode lançar despesas médicas e educacionais no seu CPF.
Nem sempre incluir dependente reduz imposto. Se o dependente tiver renda própria, como estágio ou pensão, esses valores precisam ser somados à sua declaração.
Dependendo do caso, isso pode até aumentar o imposto a pagar.
Vale muito a pena incluir dependente quando há muitas despesas médicas. Como gastos com saúde não têm limite de dedução, isso pode diminuir bastante o imposto devido, principalmente se forem valores altos.
Eu sempre faço simulação antes de enviar a declaração. O próprio programa da Receita permite testar com e sem dependente. Às vezes a diferença é pequena, mas em alguns casos muda bastante o valor final.
Eu achei esse vídeo bem interessante, tenho certeza que vai gostar.
Adicionar dependente costuma compensar quando você paga escola ou plano de saúde para essa pessoa.
Porém, é importante lembrar que o limite de dedução com educação é anual e pode não ser tão alto quanto parece.
Se o dependente tiver bens ou investimentos no nome dele, também é preciso declarar tudo junto. Isso pode complicar a declaração e até elevar a base de cálculo. Por isso é importante analisar com cuidado.
Casais precisam avaliar com atenção. Às vezes é melhor declarar separado e cada um incluir seus próprios dependentes.
Em outras situações, declarar tudo junto pode gerar economia. Depende muito da renda de cada um.
No geral, incluir dependente é vantajoso quando ele gera mais deduções do que renda tributável. Como cada caso é diferente, a melhor estratégia é fazer simulações antes de transmitir a declaração.