Declarar investimentos dá muito problema?

Quais são os erros mais comuns ao informar ações, FIIs e renda fixa?

5 curtidas

Eu também tinha medo de declarar investimentos, mas descobri que o problema não é declarar, e sim informar errado. A Receita já recebe dados das corretoras, então esconder não compensa :neutral_face:

Se tiver um tempo, vê esse vídeo, bem explicativo: https://youtu.be/qbQY5uSXDCs?si=prZDTi1IyJP7oWfB

O erro mais comum que eu cometi no início foi colocar o valor atual da ação em vez do valor que paguei. Em ações e FIIs, na parte de bens, entra o custo de aquisição. Só isso já evita muita dor de cabeça.

5 curtidas

O que mais vejo dar erro é esquecer dividendos e rendimentos de FIIs, que são isentos, mas precisam ser informados.

Outro ponto é não pagar DARF quando vende ações com lucro acima do limite mensal. Esses detalhes é que acabam gerando pendência, tem que ter muita atenção.

5 curtidas

Em renda fixa, o imposto já vem descontado, mas mesmo assim é obrigatório declarar saldo e rendimentos. Muita gente acha que, porque já teve desconto na fonte, não precisa informar. Esse é um erro bem comum.

5 curtidas

Olha, como contador, o maior risco está nas vendas com ganho, principalmente porque FIIs não têm aquela faixa de isenção que existe para ações.

É só manter o controle das operações durante o ano. No final, a declaração fica bem mais tranquila.

Cuidado com o leão!! :rofl:

Se precisar, tem um tópico interessante aqui no fórum:

5 curtidas

Oi, Geraldo!

Não é um bicho de sete cabeças, pode ficar tranquilo. Vou te explicar de forma resumida e, se precisar, pode me chamar :wink: Também recomendo assistir o vídeo abaixo:

Os erros mais comuns que eu já vi acontecer são:

• Confundir saldo atual com valor de compra: em ações e FIIs, na ficha de bens e direitos, deve-se informar o valor investido, não o valor de mercado.

• Esquecer de declarar rendimentos isentos: como dividendos de ações e FIIs.

• Não recolher DARF sobre lucro em vendas acima do limite de isenção no caso de ações.

• Informar renda fixa apenas pelos rendimentos e esquecer de declarar o saldo aplicado.

• Misturar investimentos diferentes na mesma descrição.

Mesmo sem venda, a posse dos ativos precisa ser informada se você estiver obrigado a declarar.

Em renda fixa, o imposto geralmente já é retido na fonte, mas isso não elimina a necessidade de declarar o saldo e os rendimentos.

FIIs exigem atenção especial porque, apesar dos rendimentos mensais serem isentos, o lucro na venda de cotas é tributado e não tem aquela faixa de isenção das ações.

Recomendo que organize uma planilha e use o informe de rendimentos da corretora, fica mais simples. O segredo é controle ao longo do ano e atenção aos detalhes na hora de preencher.

6 curtidas