Streaming, apps, cursos, tudo cobra mensalmente. Quando fui ver, estava gastando muito. Vocês usam algum método para controlar isso?
Oi, Catia! Eu comecei listando todas as assinaturas que tinha e isso me ajudou bastante. Quando vi o total mensal, percebi onde estava exagerando e cancelei algumas.
Com streaming, funcionou comigo fazer um rodízio entre eles. Assino um serviço por vez e vou trocando conforme o que quero assistir, assim não acabo pagando por um produto que nem estou consumindo, sabe?
Defini um dia fixo no mês só para revisar assinaturas. Se não usei ou quase não usei, corto sem dó.
Para mim, centralizar todas as cobranças em um único cartão ajudou muito. Fica bem mais fácil acompanhar o gasto real.
Antes de manter uma assinatura, me pergunto se eu assinaria hoje. Se a resposta for não, cancelo.
Na minha experiência, gastos por assinatura fogem do controle porque são pequenos valores espalhados. Quando você soma tudo, o impacto aparece. Algumas mudanças simples já ajudam bastante.
Aqui estão algumas dicas que funcionaram comigo para controlar melhor meus gatos por assinatura:
- Liste todas as assinaturas: anotar tudo que você paga mensalmente é o primeiro passo. Só de visualizar o total já fica mais fácil decidir o que faz sentido manter e o que pode ser cortado.
- Centralize as cobranças: deixar todas as assinaturas em um único cartão ou conta ajuda muito no controle. Assim, você vê claramente quanto está gastando só com serviços recorrentes.
- Faça revisões periódicas: eu costumo revisar as assinaturas uma vez por mês. Se percebo que quase não usei algum serviço, cancelo sem pensar muito.
No fim, controlar assinaturas não exige nada complicado. Um pouco de atenção mensal já evita gastos desnecessários e libera dinheiro pra outras prioridades.
Eu uso uma planilha simples só com o nome do serviço, valor e data de cobrança mesmo e já resolve bem.
Ativei alertas de cobrança recorrente no banco. Assim sempre sei quando algo é renovado.