Tenho um crédito consignado pelo INSS e estou enfrentando dificuldades para pagar. Como posso solicitar a prorrogação do pagamento e quais são as condições?
Eu consegui prorrogar meu consignado usando o site Meu INSS. Primeiro, entrei na plataforma e busquei informações sobre como proceder.
Lá, encontrei um guia bem completo sobre a prorrogação. Depois, entrei em contato com meu banco, que é a Caixa Econômica Federal, e segui as orientações que encontrei no site do INSS. Mandei os documentos por e-mail e, em poucos dias, recebi a confirmação de que minha prorrogação foi aprovada.
Utilizar essas ferramentas online pode ser uma boa saída para quem quer evitar filas e fazer tudo de casa.
As regras para solicitar a prorrogação do pagamento do crédito consignado do INSS mudaram recentemente. A partir de agora, existem duas maneiras de solicitar a prorrogação:
Renegociação com a instituição financeira:
- Entre em contato com o banco ou financeira que concedeu o empréstimo e solicite a renegociação do pagamento.
- Você poderá negociar um novo prazo para as parcelas, com juros e encargos atualizados.
- Essa é a opção mais comum e flexível, pois permite que você negocie diretamente com a instituição financeira as melhores condições para o seu caso.
Benefício emergencial do INSS :
- O INSS oferece um benefício emergencial para prorrogação do pagamento das parcelas do consignado, em situações excepcionais como:
- Perda de renda: decorrente de situações como perda de emprego, morte de familiar, desastres naturais, etc.
- Doença grave: que te impeça de trabalhar por um período prolongado.
- Calamidade pública: reconhecida pelo Governo Federal.
Olha, sinceramente, eu consegui a prorrogação indo no banco e conversando mesmo. Tava muito pesado pra pagar o valor da parcela, aí pedi para aumentarem o prazo e tentarem diminuir o valor retirado…
Foi difícil, mas com conversa, eu consegui. Achei que não fosse conseguir, mas deu certo.
Olha, o Governo Federal aumentou no ocmeço desse ano o prazo: Aposentados e pensionistas do INSS e beneficiários do BPC podem pagar o empréstimo consignado em até 84 meses. É preciso lembrar, no entanto, que quanto maior o prazo, menor será o valor da parcela.
Acho que vale a pena tentar ir atrás do banco para entender se dá para aumentar o número de parcelas, viu
Viu, a prorrogação do empréstimo consignado impacta no seu orçamento familiar. Analise todas as opções antes de decidir. Então tenta ir atrás de entender direitinho, porque assim, pode ser que com as condições do empréstimo, não valha a pena… Talvez segurar um pouco até apagar o pagamento. Não sei, só uma opinião
Você pode ler outros assuntos relacionados aqui na comunidade: