A quitação dos imóveis em contratos já existentes ocorreu de forma automática, com os beneficiários recebendo comunicações da quitação completa da casa.
A isenção das parcelas do Minha Casa, Minha Vida 2024 foi uma das grandes novidades do retorno do programa que mais casas construiu no país, permitindo que milhares de famílias fossem beneficiadas com a mudança e pudessem focar suas finanças em viver da forma mais digna possível.
A maior vantagem da isenção das parcelas do Minha Casa, Minha Vida 2024 é que elas não são só para os contratos já existentes, mas um benefício constituído à todos os contratos do programa daqui em diante, com todos os beneficiários tanto do Bolsa Família quanto do BPC.
Confira os detalhes e outras informações relevantes sobre estas isenções para a aquisição da casa própria mais adiante.
Como foi a isenção das parcelas do Minha Casa, Minha Vida 2024?
Antes de tudo, é importante entender que este processo de isenção está ocorrendo em duas situações específicas, que precisam ser analisadas de forma separada.
A primeira delas é, claramente, a quitação automática de todos os contratos de pessoas que contrataram financiamento do Minha Casa Minha Vida e estavam recebendo BPC ou Bolsa Família no momento em que a MP foi editada.
Isso significa que estas pessoas receberam comunicação dos bancos, geralmente a Caixa ou o Banco do Brasil, que controlam estes contratos e têm acesso aos dados do CadÚnico, para que comparecessem às agências para a quitação e transferência de titularidade dos imóveis.
Em outra situação totalmente diferente existem os novos contratos, que serão verificados no momento da contratação, para que, no caso da pessoa estar corretamente dentro do programa, possa obter o mesmo benefício de moradia própria isenta de pagamento.
Como me cadastrar para receber a isenção das parcelas do Minha Casa, Minha Vida 2024?
Se você está nesta situação e deseja fazer parte desta mudança também, basta procurar o governo estadual e verificar como estão sendo feitos os aportes para esses empreendimentos.
Isto porque o Minha Casa Minha Vida, da parte do governo Federal e da Caixa, entram apenas com os recursos, que são distribuídos de acordo com a necessidade pelos estados, que passam a investir na construção de novos empreendimentos, seguindo as regras de obras públicas.
Uma das formas mais simples e eficientes de você ficar informado do que está ocorrendo com a isenção das parcelas do Minha Casa, Minha Vida 2024 na sua cidade é entrando em contato com o CRAS onde você mantém seu cadastro para saber das novidades de empreendimentos.